09/02/2024 11:07 | ServiçosInstitucional

AL Tendências & Soluções debate a comunicação pública nas redes sociais

Projeto da Secretaria de Estado da Comunicação ocorre no dia 24 de fevereiro, no Palácio República dos Palmares

Projeto tem intuito de oferecer aos profissionais de comunicação um espaço para ampla discussão de ideias por meio de encontros, conferências, seminários e treinamentos

Carlos Nealdo / Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) promove no dia 24 de fevereiro, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, mais uma edição do AL Tendências & Soluções, projeto que tem como objetivo oferecer aos profissionais da comunicação um espaço para ampla discussão de ideias por meio de encontros, conferências, seminários e treinamentos.

Nesta nova etapa, o projeto trará como tema “Comunicação Pública nas Redes Sociais”, e contará com a participação de Mariah Amaral, coordenadora de Redes Sociais do Governo de Alagoas, e Rafaela Ventura, mestre em Jornalismo Cultural pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O AL Tendências & Soluções também contará com palestra de Lucas dos Santos Reis, doutor em comunicação e pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Durante o evento, que ocorrerá no Salão Aqualtune, Mariah Amaral e Rafa Ventura apresentam o Manual de Comportamento nas Redes Sociais, que mostra como adotar estratégias eficientes de mídias digitais para a comunicação com o público. O manual estará disponível no site da Agência Alagoas.

A coordenadora de Redes Sociais do Governo de Alagoas ressalta que a importância das redes sociais na comunicação política reside na capacidade de estabelecer um diálogo direto e transparente com os cidadãos. “As plataformas oferecem um canal instantâneo para disseminar informações, políticas públicas e iniciativas, promovendo uma maior participação da população no processo democrático”, enfatiza.

Segundo Mariah Amaral, conteúdos institucionais bem elaborados podem não apenas informar, mas também inspirar a transformação social, incentivando a cidadania ativa e a colaboração em prol do bem comum. “A divulgação de ações governamentais, projetos sociais e eventos por meio das redes sociais cria pontes diretas entre o governo e a população. Isso não apenas mantém os cidadãos informados, mas também fortalece a confiança nas instituições públicas. A transparência e a prestação de contas tornam-se tangíveis, fortalecendo os laços entre governantes e governados”, pontua.

Para Rafaela Ventura, a comunicação digital tem um papel fundamental no estreitamento da relação da população com gestores e órgãos públicos. “Por meio das redes sociais, a população tem acesso à informação de credibilidade direto da fonte, a serviços importantes e, mais do que isso, à possibilidade de interagir, cobrar e opinar sobre a gestão da sua cidade, estado e país”, ressalta.

“Do lado de cá, da gestão, as redes sociais se tornaram um importante termômetro para colher feedbacks sobre as políticas públicas e ter a possibilidade de promover mudanças rápidas e objetivas”, completa.

As inscrições para o AL Tendências & Soluções – Comunicação Pública nas Redes Sociais são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

QUEM É QUEM

Lucas dos Santos Reis

Doutor em Comunicação, diretor de Assuntos Governamentais do IAB Brasil, fundador da Zygon Digital e pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). É também professor da Miami Ad School, Sandbox Estratégia e do Cimatec. Foi escolhido uma das principais lideranças das Américas pelo governo dos Estados Unidos, e é palestrante de grandes eventos de tecnologia.

Mariah Amaral

Coordenadora de Mídias Sociais do Governo de Alagoas. Com atuação em comunicação pública, nas esferas estadual e municipais, Mariah tem experiência em campanhas eleitorais vitoriosas. Com pegada na neurociência e publicidade, gerencia planejamento de redes sociais e gestão de equipe.

Rafaela Ventura

Coordenadora de comunicação digital do Governador Paulo Dantas, Rafaela é jornalista especializada pela UERJ e aluna especial do Mestrado da UFAL. Baiana, já trabalhou em redações de grande veículos de Salvador como repórter e soma em seu currículo passagem pela FSB, maior empresa de comunicação corporativa da América Latina. Craque no planejamento e gestão de redes sociais, Rafaela possui larga experiência com marketing político..

Programação:

9h – Abertura – Salão Aqualtune;

9h30 – Mariah Amaral e Rafa Ventura apresentam o Manual de Comportamento nas Redes Sociais;

10h - Palestra com Lucas dos Santos Reis;

11h - Mesa redonda com mediação de Rafaela Ventura e Mariah Amaral;