08/09/2023 14:06 | Segurança

AL aumenta em 159% o número de reeducandos em processo de alfabetização nas unidades prisionais

Parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Tribunal de Justiça de Alagoas garantem sucesso em projetos realizados pela Seris

Projetos desenvolvidos pela Seris garantem alfabetização de reeducandos

Jorge Santos / Ascom Seris

Regina Carvalho / Ascom Seris

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização, o sistema prisional alagoano caminha a passos largos em direção à reinserção, à educação e à cidadania. De 2022 para cá, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) conseguiu aumentar em 159% o número de reeducandos em processo de alfabetização dentro do sistema prisional.

De acordo com informações da Gerência de Educação e Cidadania – setor da Seris – no ano passado 239 reeducandos iniciaram processo de alfabetização, saltando para 620 em 2023. Esse crescimento é motivo de satisfação, mas também representa um grande desafio para os gestores que compõem a secretaria.

Parceria

Os projetos de educação desenvolvidos pela Seris, que contam com uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Tribunal de Justiça de Alagoas, garantiram sucesso das ações de educação dentro das unidades prisionais do estado, situação reconhecida por órgãos ligados ao Ministério da Justiça.

O Dia Mundial da Alfabetização é comemorado em 8 setembro, data que representa muito também para os gestores da Seris, como a policial penal Cinthya Felipe Moreno, gerente de Educação e Cidadania da Seris. “Temos o reconhecimento pelas ações de sucesso que implementamos no sistema prisional, como da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen, antigo Depen)”, destaca a gestores.

Cinthya Moreno cita ainda um grande desafio para a Seris: zerar o analfabetismo dentro das unidades prisionais. Transformar pessoas que passaram a vida em liberdade, mas sem saberem ler e que, após presas, aprenderam a unir letras, formar palavras e hoje são alfabetizadas.

“A nossa meta é grandiosa, buscamos reduzir em cem por cento o número de analfabetos privados de liberdade em Alagoas. Pois a educação e o acesso à leitura são importantes instrumentos para a paz social”, afirmou a gerente.

Um bom exemplo do avanço da educação desenvolvida pela Seris, junto com os parceiros, é a participação de reeducandos no Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Em 2022, foram 637 reeducandos inscritos e, este ano, subiu para 1.057. Um percentual de aumento de 65%.

Dia Mundial

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.