21/11/2023 18:48 | Saúde

Ações de saúde irão beneficiar Quilombo Tabuleiro dos Negros nesta quinta e sexta

Profissionais de saúde de Penedo serão capacitados sobre prevenção ao suicídio, redução de danos e M-chat

Nos dois dias da ação serão feitas visitas domiciliares, roda de conversa com mulheres, oficina de capoeira, oficina geração renda e atualização do Programa Bolsa Família

Olival Santos / Ascom Sesau

Ruana Padilha

Moradores do Quilombo Tabuleiro dos Negros, localizado no município de Penedo, receberão ações assistenciais com psicólogos e psiquiatras nesta quinta (23) e sexta-feira (24), na Escola Municipal de Educação Básica Santo Antônio. A ação, coordenada, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é voltada para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como foco o manejo da crise, prevenção ao suicídio, redução de danos e M-chat, ferramenta para rastreamento precoce do autismo.

A supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, explica que o objetivo principal da ação é promover o cuidado com a saúde mental e oferecer oportunidades de geração de renda para a comunidade. “É vital promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo aos quilombolas. Além de abordar as questões de saúde mental, esses serviços contribuem para a promoção da igualdade, combate à discriminação e fortalecimento cultural das comunidades”, salientou.

Ao longo dos dois dias da ação, que será executada por técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, serão feitas visitas domiciliares, roda de conversa com mulheres, oficina de capoeira, oficina de geração renda e atualização do Programa Bolsa Família. Os quilombolas também poderão realizar a emissão da Carteira de Identidade e do cartão Cria, além de receberem atendimento da Defensoria Pública.

Técnicos da Supervisão de Atenção às Pessoas com Deficiência farão um rastreamento dos quilombolas que possam vir a apresentar Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também serão disponibilizadas vacinas e exames para os moradores, em parceria com a Gerência de Atenção Primária e a Assessoria Técnica em Doenças Imunopreveníveis e Vacinação.

O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que ações itinerantes possibilitam o acesso ao atendimento médico especializado às comunidades mais distantes. “Estamos desenvolvendo ações contínuas, tentando cada vez mais identificar os problemas de saúde, trabalhando em promoções e prevenções e dando condições de que a política pública instituída no estado seja voltada a todas as pessoas”, salientou.

Participarão da ação o Instituto de Identificação, Defensoria Pública de Alagoas e as secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e Extraordinária da Primeira Infância (Secria).