05/04/2023 15:35 | Gestão e Finanças

Ação do Contribuinte Arretado explica malhas fiscais para contadores do interior de Alagoas

Encontro contou com a participação de auditores fiscais da Fazenda pública e mais de 100 contadores do Agreste e Sertão alagoanos


Reunião em Arapiraca, serviu para sanar dúvidas de diversos contadores

Tatyane Barbosa


Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, nesta quarta-feira (05), uma série de palestras sobre diversos procedimentos tributários. O evento reuniu auditores fiscais da Sefaz-AL e mais de 100 contadores das regiões do Agreste e Sertão alagoano. O encontro aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Arapiraca.

 

Com participação da superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, o evento deu oportunidade aos contadores de sanar dúvidas práticas e teóricas a respeito de malhas fiscais, da Lei nº 8779/2022 e Instrução Normativa (IN) nº 18/2023, Operação Cartão Amarelo e Registro 1601 - Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

 

A líder do Programa Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, explica que o objetivo foi estreitar a relação com a classe contábil e dar a possibilidade da categoria manifestar seus questionamentos com relação ao cumprimento dos procedimentos necessários ao atendimento das obrigações tributárias.

 

“Queremos dizer ao contador que a Sefaz está se colocando ativamente diante dele com a intenção de oferecer o suporte necessário para que execute da forma correta esses atos de autorregularização”, ressalta.

 

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, enfatiza que a ação foi de suma importância para aproximar o Fisco alagoano dos contadores, expondo as principais dificuldades da classe no envio de obrigações principais e acessórias.

 

“Eventos como esse são indispensáveis para relatarmos nossas dificuldades e reivindicações e para simplificar ainda mais os procedimentos tributários, de forma a desburocratizar, atendendo às necessidades da classe contábil. É muito positiva essa interação”, ressalta.

 

O encontro teve o apoio do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), da Ascontal e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Alagoas (Sescap-AL).