05/02/2024 17:44 | Educação

A dez dias do começo das aulas, rede estadual dá início à Semana Pedagógica

Professores e gestores começam planejamento para as atividades letivas de 2024


Professores e gestores estão reunidos para traçar estratégias, formular diagnósticos e planejar metas

Thiago Athaíde e Henrique Pereira / Ascom Seduc


Henrique Pereira / Ascom Seduc

Faltando dez dias para o começo das aulas na rede pública estadual, teve início, nesta segunda-feira (5), a Semana Pedagógica para o planejamento das ações do ano letivo 2024. Durante toda a semana, em todas as escolas da rede estadual, professores e gestores estarão reunidos para traçar estratégias, formular diagnósticos e planejar metas para as principais demandas dos estudantes e das unidades de ensino.

 

Segundo portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o ano letivo 2024 terá o tema “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade”. O objetivo é estimular a elaboração de pesquisas e projetos junto aos territórios e às pessoas, aprimorando o debate sobre desenvolvimento sustentável e propiciando o engajamento e a aprendizagem dos estudantes.

 



Um dos diretores da Escola Estadual Maria José Loureiro, no Cepa, em Maceió, Aldovandro Araújo, destacou a importância do encontro para o alinhamento dos trabalhos. “Contamos aqui com professores competentes, dedicados e que, na maioria, atuam no ensino integral. Aqui temos alunos que frequentam entre o 6º e 9º ano, séries importantes, e que nos exigem a devida preparação”, contou.

 

Aproximação da família e manutenção de resultados

 

Aldovandro também reforçou a mensagem da Seduc em manter os índices positivos obtidos em 2023, frutos de programas integradores como o Cartão Escola 10, Vem que Dá Tempo e Leite do Coração.

 

“Estamos sentindo, na prática, o esforço do Estado para qualificar o nosso ensino. Isso se reflete nas melhores notas nos exames da própria rede, no número de alunos matriculados, que atingem boas notas no Enem, tanto na prova, quanto na redação. Vamos buscar seguir esse trabalho”, lembrou.

 

Uma das unidades mais tradicionais do Cepa, a Escola Estadual Maria José Loureiro planeja uma recepção especial para seus estudantes no próximo dia 15, data do início das aulas. Outra meta será o fortalecimento dos laços entre escola e família para que os estudantes apresentem os melhores resultados.

 

“Sabemos da importância da família no processo de aprendizado. Aqui na escola, buscaremos aproximar ainda mais o familiar para que ele entenda as necessidades do estudante e possa ajudá-lo da melhor forma possível”, concluiu.