10/05/2023 18:45 | Cultura

A arte como elemento crítico, debatendo sobre velhos e novos problemas sociais

Espetáculos promovem reflexão sobre diversos assuntos nos palcos dos teatros Deodoro e Arena Sérgio Cardoso

Programação em homenagem ao Teatro movimenta o Complexo Cultural Teatro Deodoro

Ascom Diteal

Está um sucesso! Lá se vão dois dias de comemoração pelo Dia Alagoano do Teatro, e até agora mais de 1500 pessoas já passaram pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro, na Sala de Música, nos teatros - Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso - e no pátio externo também do Arena. E nesta quinta-feira é dia de mais um estreia no Teatro Deodoro, Mestre Chau do Pife e seus Passarinhos e um monólogo poderoso no Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

Começando pelo começo, a partir das 14h30 tem estreia no Deodoro com o espetáculo teatral “Cadáveres”, apresentado pelos atores da Associação Teatral de Alagoas, ATA, que inclusive foi fundada por Linda Mascarenhas nos 50. Esses atores, além de fazerem parte da ATA, também são estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), portanto a “nova” geração do teatro alagoano, a faixa etária do espetáculo é +16.

A sinopse do espetáculo, que traz como tema central a pandemia da Covid-19 e toda a problemática que essa crise sanitária e de saúde pública trouxe, diz o seguinte: “em um momento de caos na saúde pública da Cidadélia, a mídia, o Estado e as pessoas da classe rica da cidade, decidem propagar e patrocinar notícias que se distanciam da realidade. No meio dos acontecimentos, há pessoas que de fato acreditam em tudo que o ‘Jornal do Gado’ veicula. Há aqueles que estão manobrando as notícias para benefício próprio e para o prazer em assistir as pessoas infectadas pela “gripezinha”, e há as pessoas que acreditam na oposição das informações trazidas pelo Estado e do Jornal do Gado, e estão se precavendo do vírus.

“Na história há reviravoltas quando ocorrem as consequências pelas crenças mal fundamentadas das personagens. Além das questões relacionadas à crise de saúde pública, também há temas transversais pertinentes para fruição e debates, como os problemas das classes sociais, do desemprego, do racismo, do machismo e da homofobia”, explica Neto Portela que atua no espetáculo e também assina a dramaturgia e a direção.

Além dele, também atuam os atores Darlan Neris e LexA.S. Dussivan. A sessão de 14h30 é gratuita (para alunos de escolas públicas) assim como a  2ª Sessão de 19h30. Porém, para o público externo os ingressos estão sendo vendidos pelo link  https://www.sympla.com.br/evento/cadaveres/1963251

Monólogo

Pulando para o Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, entra em cena o espetáculo teatral "Treze umbigos", com Ane Oliva, um monólogo poderoso, de uma artista poderosa e uma mensagem igualmente poderosa. O espetáculo é gratuito, porém o teatro tem capacidade para 180. Como a Diteal está com um trabalho intenso no agendamento de escolas, 50 alunos já estão agendados para assistirem a esse espetáculo, mas o público não precisa se preocupar que vai ter espaço.

Treze Umbigos é a história de uma mulher de origem negra, analfabeta, órfã aos seis anos, quando foi viver na casa dos patrões como se da família, mas em condição de escravidão, desde os 7 anos, abusada sexualmente e sem condições de dar o grito de independência e declarar-se livre, como tantas outras neste país desigual.

“Sônia Nascimento, a personagem da peça, ultrapassa em muito sua ancestral Medeia ao utilizar o período da gravidez como estratégia de descanso aos assédios do “boi doido”. Trata-se de alguém cuja coragem irá impactar de tal forma que será humanamente impossível sair do teatro da mesma forma como entramos, algo se acrescentará e nos inquietará”, destaca o ator e professor Dr. Otávio Cabral.

Ao final da peça, todos os presentes serão saudados por ninguém menos que o mestre Chau do Pife, patrimônio cultural do Estado de Alagoas, que junto com seus “passarinhos” fará a trilha sonora de encerramento do dia. Os ‘passarinhos’ do estre Chau são alunos da sua primeira turma da oficina de pífano, que aconteceu em 2022.

O mestre Chau do Pife dispensa apresentações, uma longa carreira, sendo referência nacionalmente no pífano. Em 2022, pela primeira vez na vida, ministrou uma oficina/curso e dela saiu uma turma que se apresentou nas comemorações dos 112 anos do Teatro Deodoro.

Agora ele retorna com essa turma para mais uma apresentação, fechando o terceiro dia das comemorações do Dia Alagoano do Teatro, juntando seus ex-alunos e agora companheiros de "pife" para entregar belas melodias aos presentes, com músicas de sua carreira, mas também composições que saíram da própria oficina. Sem contar que o próprio Chau já é um show a parte, só de falar. A apresentação do mestre Chau também será aberta ao público. As comemorações retornam na sexta-feira com mais teatro e música no penúltimo dia em alusão ao Dia Alagoano do Teatro.

Serviço:

- O que: Terceiro dia da programação do Dia Alagoano do Teatro

- Atrações: Espetáculo Teatral Cadáveres - 1ª e 2ª sessões gratuitas para escolas públicas (por agendamento), público externo para a 2ª sessão: ingressos no link: https://www.sympla.com.br/evento/cadaveres/1963251

- Entrada franca para os espetáculos “Treze umbigos” e “Chau do Pife e os passarinhos”

- Quando: Quinta-feira, 11/05, a partir das 14h30

- Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro