25/08/2023 16:52 | Tecnologia e Inovação

50º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública discute transformação digital em Brasília

Evento trouxe como tema principal Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar


Presidentes de órgãos de TIC do país

Ascom Otec


Ascom Itec

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, participou, em Brasília, do 50° Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP), principal evento de tecnologia para gestores governamentais do país, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). 


O encontro aconteceu nesta quinta e sexta-feira no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, e trouxe como tema principal Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar.  A perspectiva foi voltada ao uso responsável das tecnologias e da internet, de forma consciente e ética. A proposta é promover a inclusão digital e o desenvolvimento social, facilitando a burocracia, tornando os processos mais eficientes e os serviços acessíveis à população.


“É um evento muito importante de troca de informações e conhecimentos, com todos os estados presentes. Alagoas tem avançado muito nessa questão, com o Alagoas Mais digital, buscando garantir que todos os alagoanos tenham acesso aos serviços digitais, promovendo a igualdade de oportunidades e o acesso à informação. É o que almejamos com as políticas públicas discutidas no Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege)”, disse Christiano.


Ainda sobre o assunto, o diretor-presidente disse que Alagoas vem avançando quanto à transformação digital e trabalhando para desburocratizar a vida das pessoas. “O acesso do cidadão aos serviços públicos, por meio digital, é uma tendência crescente que traz mais comodidade e agilidade para a vida das pessoas. Esse é o desejo do nosso governador Paulo Dantas, de facilitar a vida dos cidadãos, com acesso aos serviços de forma digital e desburocratizada e é esse caminho que Alagoas está buscando”, finalizou.


O encontro contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag).