26/10/2023 09:33 | Cultura

5ª edição do “Praça Literária” encanta alunos da rede de ensino público em Alagoas

Projeto conta com atividades de contação de histórias, biblioteca móvel, apresentações culturais e distribuição de brindes para os estudantes

Projeto Praça Literária está na 5ª edição e permite que instituições públicas de ensino no estado consigam facilitar o acesso à leitura e envolver as crianças a buscarem mais livros

Alexandre Teixeira

João Brito/Ascom Secult

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos realizou, na quarta-feira (25), mais uma edição do projeto cultural Praça Literária. A proposta da atividade educacional é fomentar o incentivo e o acesso à leitura por meio da recreação do universo mágico literário.

A iniciativa faz parte da comemoração da Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas e reuniu mais de 200 alunos da rede de ensino estadual e municipal, no Espaço Agenda, localizado no Barro Duro. A pedagoga Luzia Rodrigues, do programa Cidadania e Justiça na Escola, coordenado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), disse que atividades como essa estimulam o aprendizado e afetam o contexto social do aluno. “É muito gratificante fazer parte deste evento e ver os olhos brilhando de cada criança que participa e interage. A gente sabe que essa ação vai ajudar no desenvolvimento da linguagem, da escrita, do convívio social e até mesmo do emocional deles”, comentou.

O evento foi marcado com muita cor, diversão, música, brincadeiras, contação de histórias, biblioteca móvel, e um enorme acervo de livros que encantou a garota que estava presente apreciando cada ambiente do local. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, frisou a importância do projeto literário. "Nosso compromisso como Governo é incentivar e promover encontros como esse. Esta iniciativa da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos visa fomentar a leitura entre nossas crianças, e fico muito satisfeita com os resultados que estamos alcançando junto à comunidade alagoana”, destacou.

As atividades iniciaram com inúmeras contações de histórias e muita música. Em seguida, os alunos fizeram uma pequena pausa para consumir um lanche. Logo após, todos visitaram a Biblioteca Móvel da Semed para adentrar mais no universo dos livros e participaram de brincadeiras realizadas no pátio do local do evento.

O projeto Praça Literária está na sua 5ª edição e permite que diversas instituições públicas de ensino no estado consigam facilitar o acesso à leitura e envolver as crianças a buscarem mais livros para ler e desenvolver o seu conhecimento. A estudante Sarah Gabrielle, da Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, localizada no Vergel do Lago, participou das atividades e relatou como foi a sua experiência. “Sair dos muros da escola e conhecer muitas histórias foi uma sensação boa. Eu gosto de ler e participar desse evento interativo e divertido me deixou muito feliz. Aqui é muito tranquilo e as pessoas são muito boas, principalmente as mulheres que contam as histórias”, disse.

“Nós contadoras de histórias nos alimentamos desse encontro com o outro e não tem coisa mais gratificante que essa troca com os adolescentes e com as crianças. Para a gente, estar aqui participando dessa ação com eles é muito prazeroso. Queremos despertar o gosto das crianças pela leitura e mostrar que há um universo a ser explorado”, comentou a responsável pelo setor de Rede de Bibliotecas do município de Maceió, Simone Souza.

O evento é uma realização da Biblioteca Graciliano Ramos em parceria com o Programa de Incentivo à Leitura (Proler), Espaço Agenda, Escola Superior da Magistratura (Esmal) e Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).