05/07/2023 16:46 | Desenvolvimento Econômico

23ª edição da Fenearte expõe peças de artesãos alagoanos

Feira Nacional de Negócios do Artesanato acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 5 e 16 de julho

Artesãos selecionados representam algumas das principais tipologias e técnicas de Alagoas

Rodrigo Marinho

Isabella Padilha / Ascom Sedics

O Governo de Alagoas, por meio do Programa Alagoas Feita à Mão, garantiu a presença de artesãos e entidades representativas de Alagoas na 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 5 a 16 de julho, na cidade do Recife (PE).

A feira reúne produções artesanais de destaque em todo o país e conta com a presença de 10 artistas e grupos produtivos alagoanos que foram selecionados por meio de edital disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). A iniciativa garante que as produções alagoanas sejam levadas para os visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Com o tema "Loiceiros de Pernambuco - Arte da terra, poesia das mãos", em homenagem à arte histórica feita com barro por povos indígenas, a Fenearte reúne produções artesanais de destaque em todo o país, e conta com a presença do Mestre André da Marinheira, da Associação das artesãs Pontal do Coruripe, do Ateliê Boca do Vento, do Grupo Produtivo Artesãs Quilombolas da Mumbaça, Grupo Produtivo Luart, e dos artesãos Edmilson Valentim de Souza, Jasson Gonçalves da Silva, Maria Eroneide Laurentino, Maria Leide Santana e Adeildo Gomes dos Santos.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, os artesãos selecionados representam algumas das principais tipologias e técnicas de Alagoas, levando o artesanato genuíno produzido em território alagoano para outros estados.

“A Fenearte é a maior feira do setor da América Latina, e é uma das feiras que já virou tradição para o artesanato alagoano. Estamos permitindo que o público presente possa conhecer um pouco da diversidade artesanal do estado, possibilitando também que os nossos artesãos participem das oficinas, palestras e discussões que são oferecidos dentro do espaço”, destaca.

Para a seleção dos artesãos foi composta uma equipe técnica interdisciplinar para analisar as inscrições. Foram analisados documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal através dos critérios do edital.

Participam da  23ª Fenearte:

André da Marinheira (@mestreandredamarinheira);

Associação das artesãs Pontal do Coruripe (@artesanatoouricuri);

Ateliê Boca do Vento (@atelie_boca_do_vento);

Edmilson Valentim de Souza (@valentimartedesign);

Grupo produtivo artesãs quilombolas da Mumbaça (não tem Instagram);

Grupo Produtivo Luart (@grupo.luart);

Jasson Gonçalves da Silva (@jasson_artesao);

Maria Eroneide Laurentino (@nenadecapela);

Maria Leide Santana (@leidesantana21);

Adeildo Gomes dos Santos (@_arteseb).