10/11/2023 15:46 | Cultura

20ª Mostra Alagoana de Dança referencia talentos de artistas da cultura alagoana, em Maceió

A segunda etapa da mostra contou com a participação de 35 grupos de dança de todo o estado

Participantes da 20ª Mostra Alagoana de Dançca

Alexandre Teixeira / Ascom Secult

Ryan Charles / Ascom Secult

A 20ª edição da Mostra Alagoana de Dança chegou ao fim. A última etapa foi na cidade de Maceió, no complexo do Teatro Deodoro, entre os dias 8 e 9 de novembro. Entre apresentações, premiações e oficinas, a certeza foi que a cultura alagoana é rica de talentos de todas as formas.

A mostra é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), a fim de apreciar e celebrar o talento dos artistas locais, por meio de um evento que intensifique o talento de cada um.

Antes das apresentações, foram disponibilizadas oficinas de dança comandadas por artistas renomados, para que os dançarinos pudessem se aperfeiçoar e explorar outros gêneros. Lorena Regina é professora de Balé e participou da oficina de Balé Clássico com a professora Eliana Cavalcanti, e celebrou o momento. “Dessa vez eu senti a diferença em participar da mostra. A experiência que eu tive ontem com a Eliana e meus colegas artistas eu vou levar para a vida”, disse.

No evento tiveram apresentações de 35 grupos de diversos segmentos, entre eles dança de salão, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, k-pop, xaxado, dança cigana, neoclássico, dança afro e tantos outros, podendo ser profissionais ou amadores.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou que essa foi uma forma de mostrar a pluralidade artística dos alagoanos. “São em momentos como esse que reconhecemos a riqueza artística do nosso estado e como a cultura tem sido um pilar na vida desses artistas. A ampla participação deles nesse momento é o nosso principal objetivo como incentivadores culturais”, falou a gestora da pasta.

Além das apresentações, no evento houve a entrega dos troféus do Prêmio Erick Valdo, o maior prêmio da dança alagoana, e o de Honraria da 20ª edição da Mostra Alagoana de Dança. Os artistas foram solenemente escolhidos por suas ações e destaque nas expressões culturais alagoanas. Roosivelt Macário é professor de Jazz e Balé na cidade de Messias e, junto de suas irmãs, ele comanda uma academia de dança que recebe pessoas de todas as idades. Seu grupo, o Baillara Academia, já participou da mostra em anos anteriores e esse ano foi um dos homenageados da noite.

“Eu comecei minha paixão pela dança jovem com minhas irmãs sendo minhas tutoras. Hoje atuo como professor e sinto a diferença que a arte faz na vida dos alunos. Prêmios como esses, que reconhecem o mérito dos artistas, são essenciais para impulsionar nosso trabalho e recebê-lo ao lado das minhas irmãs foi de extrema felicidade, só tenho a agradecer a Secult e a todos que tiveram essa iniciativa”, afirmou o artista.

“Eu comecei minha paixão pela dança jovem com minhas irmãs sendo minhas tutoras. Hoje, em dia atuo como professor e sinto a diferença que um professor apaixonado e a arte fazem na vida dos alunos. Prêmios como esses, que reconhecem o mérito dos artistas, são essenciais para impulsionar nosso trabalho e recebê-lo ao lado das minhas irmãs foi de extrema felicidade, só tenho a agradecer a Secult e a todos que tiveram essa iniciativa”, afirmou o artista.

Para Karina Padilha, curadora da mostra, essa é a prova da grandiosidade dessa ação. “Não é à toa que a Mostra Alagoana de Dança se consagrou como o maior evento de dança do estado. Realizamos esse evento há tantos como uma forma de prestigiar a diversidade da dança e condecorar quem faz lindamente a cultura de nosso estado ir para frente”, concluiu Karina.