06/02/2023 12:30 | Saúde

SOLIDARIEDADE E ALEGRIA

2ª etapa da Campanha de Doação de Sangue vai sortear abadás e um ingresso para o Celebration

Doações podem ser realizadas até às 9h da sexta (10) e o sorteio será às 10h


Após a doação, o voluntário irá preencher um cupom com nome e data de nascimento, para ficar apto a participar dos sorteios automaticamente

Carla Cleto


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prossegue com a Campanha “Folião que doa sangue multiplica alegrias!” e, nesta segunda-feira (6), iniciou a segunda etapa, que vai até às 9h da sexta-feira (10). Até lá, os voluntários que doarem sangue nas Unidades de Arapiraca (Eldorado), Coruripe e Maceió (Trapiche, Farol e Via Expressa), estarão concorrendo ao sorteio de 20 abadás para os Blocos Vulcão e Futbarca, sendo 10 para cada um, além de um ingresso para o Camarote Celebration.


O sorteio vai ocorrer às 10h da sexta-feira (10) e o resultado será divulgado no portal www.saude.a.gov.br e no instagram @hemoalagoas. Os vouchers para ter acesso aos abadás dos Blocos Vulcão e Futbarca, bem como, ao ingresso do Camarote Celebration, estarão disponíveis na Unidade Trapiche do Hemoal Maceió.


No sábado (11), às 10h, na Orla de Maceió, acontece o Camarote Celebration, que terá como atrações o Baile do Ed, Márcia Freire, Tuca Fernandes, Reinaldinho, Ninha da Bahia e Joka Barreto. Já no domingo (12), desfila pela Orla de Maceió o Bloco Vulcão, com a Banda da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), e o Bloco Futbarca, com o Trio O Kanalha, segundo informou Rayara Andrade, assistente social do Hemoal.


“Todos os voluntários que doaram a partir do dia 30 de janeiro estarão concorrendo. Inclusive aqueles que já foram contemplados na primeira etapa, cujo sorteio ocorreu na sexta-feira (3). Na próxima etapa, que será iniciada na segunda-feira (13), serão sorteados quatro pares de ingressos para as excursões bate-volta até as Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia, e ao Balneário Águas de São Bento, em Boca da Mata, sendo um par para cada uma delas”, salientou Rayara Andrade, ao agradecer a Liga de Blocos Carnavalescos de Maceió.


Como Participar

Após o ato da doação, o voluntário irá receber um cupom, onde preencherá com seu nome completo e data de nascimento, estando apto a participar dos sorteios automaticamente. O técnico que atender o doador irá destacar o canhoto com o número igual ao do cupom e entregar ao doador para que ele guarde consigo. Já a outra parte, com nome, telefone e número, será depositada em uma urna, para posterior conferência.


Além de poder doar nas Unidades Arapiraca, Coruripe e Maceió, os voluntários poderão praticar o gesto solidário em pontos itinerantes. Nos dias 7, 8, 9 e 14, a Unidade Móvel do Hemoal estará na Praça Marque da Silva, em Arapiraca. No dia 11, a ação vai ocorrer na Igreja Adventista do bairro Farol, em Maceió, em frente à Praça de Santa Rita. No dia 13, a Unidade Móvel coleta sangue no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Arapiraca e no dia 15 no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As ações ocorrem sempre das 8h às 16h.


Quem pode doar


Além de ter entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e documento de identificação com foto, é necessário seguir outros critérios, conforme a assistente social Rayara Andrade. “No caso das pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é vetada por 12 meses”, salientou.


Ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, ficam impedidos de doar sangue os voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis. Para repetir o procedimento, o homem deve aguardar no mínimo 60 dias e a mulher 90 dias. Ainda no caso das mulheres, ficam proibidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.


“É importante ressaltar que o doador não pode ingerir alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue. Vale ressaltar que o voluntário não pode ter dormido menos de seis horas, nas últimas 24 horas, que antecedem à idade ao posto de coleta”, destacou Rayara Andrade.