29/12/2022 17:55 | InstitucionalEsporte

1965: Rei é apresentado a Alagoas pela primeira vez

Em campo, o Santos não tomou conhecimento do adversário e goleou o então campeão alagoano por 6 a 0, com dois gols do Rei


Time do Santos que enfrentou o CRB na Pajuçara

Arquivo


Wellington Santos / Agência Alagoas

Era 25 de julho de 1965.  É desta data a primeira apresentação de Pelé em solo alagoano. Depois de duas Copas do Mundo, 1958 e 1962, o Rei do Futebol entrava em campo no lendário Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara. Um amistoso entre CRB e Santos, considerado por todos os esportistas da época como um dos melhores times do mundo.


Em campo, o Santos não tomou conhecimento do adversário e goleou o então campeão alagoano por 6 a 0, com dois gols do Rei. Naquela tarde, todo foco era em Pelé, que vivia o auge de sua fama. Segundo contou o historiador e jornalista esportivo Lauthenay Perdigão, a torcida começou a chegar às dez da manhã, todos queriam ver o rei. As arquibancadas e as cadeiras sociais estavam lotadas, como também os muros e árvores ao redor do campo.


O primeiro tempo terminou em zero a zero e o inesperado aconteceu: Pelé chegou a ser vaiado pela torcida alvirrubra. E olhe que era apenas um amistoso. Mas, no segundo tempo, a resposta viria, pois toda a constelação santista e Pelé brilharam e  “carimbaram” a faixa do campeão alagoano, com uma goleada e show memorável do rei.


O ex-atacante Xavier, apelidado de Flexa Negra, foi uma das testemunhas oculares daquela data histórica. Natural de Penedo, em 1964, depois de rodar pelo Bahia, Fluminense de Feira e Botafogo da Bahia, Xavier voltou à terra natal para defender as cores do Penedense. O desempenho no Campeonato Alagoano daquele ano despertaria o interesse do CRB, para onde se transferiu no ano seguinte. Foi quando participou da histórica partida do Galo contra o Santos.


“Quem mandou cutucar o Pelé com vara curta”, brinca Xavier, ao lembrar da zoação que fizeram com o rei na sua ida aos vestiários no fim do primeiro tempo.  “Mangaram do Pelé e ele se encabulou, mas deu o troco no segundo tempo. Eu já estava na banheira me ensaboando, pois tinha sido substituído pelo Humaitá, quando ouvi os gritos de fora, gol do Pelé! e depois outro, e outro. Ele fez dois, o CRB perdeu de seis a zero. Não sei para que o povo foi mexer com o Pelé”, completa o ex-atacante do CRB.