02/08/2021 16:17 | Covid-19Direitos Humanos

Visão das Grotas: ONU-Habitat disponibiliza documentário realizado em parceria com Governo de Alagoas


Ilustração


Secom Alagoas

Tá no ar! O documentário Visão das Grotas está disponível de forma permanente, desde a última sexta-feira (30), no canal do Youtube do ONU-Habitat no Brasil. Realizado com recursos do Fundo Emergencial do ONU-Habitat de Apoio a Atividades de Combate à Covid-19 em parceria com o Governo de Alagoas, o filme foi produzido e filmado por nove jovens moradores de grotas de Maceió. Na tela, a turma capturou aspectos sociais, culturais e econômicos das comunidades em que vivem durante o enfrentamento da pandemia.


Após a exibição exclusiva na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, em dezembro do ano passado, o curta-metragem premiado nas categorias Melhor Filme (júri popular) e Melhor Performance recebeu a opção de legendas em inglês e português e pode agora ser acessado na íntegra.

“Nossa expectativa é o que filme possa ganhar o mundo e leve as visões das grotas para fora de Alagoas, permitindo que outras visões periféricas se identifiquem com as histórias compartilhadas, se inspirem com a forma como o projeto foi conduzido e possam ganhar visibilidade”, avalia Paula Zacarias, analista de Programas do ONU-Habitat.

Por meio de oficinas de Comunicação realizadas de modo online, o projeto promoveu a capacitação, orientação e integração entre os nove participantes. Ao longo de dois meses, Mary, Maysa, Letícia, Ewelyn, Rafaela, Agnes, Tauan, Josias e Wallison acionaram a câmera do celular para registrar recortes da vida que pulsa nos recantos urbanos da cidade.


Com imagens e depoimentos extraídos das grotas Santa Helena, do Arroz, Boa Esperança, do Pau d'Arco, do Rafael, Beco da Morte, José Laranjeiras, Morro do Ary e comunidade das Piabas, a obra costura o olhar e a voz da gente que, apesar das dificuldades, acredita em dias melhores. Um convite audiovisual para o público conhecer perspectivas e reconhecer potenciais daqueles vivem em localidades de maior vulnerabilidade social e econômica.

“Também esperamos que o filme sirva como retrato de um momento histórico, com narrativas potentes das vivências e desafios enfrentados pelos grupos mais vulnerabilizados durante a pandemia da Covid-19 e com isto, incentivar que futuras iniciativas de resposta ao pós-pandemia tenham um olhar mais inclusivo e humano”, complementa a representante do ONU-Habitat.


Vida Nova nas Grotas – O projeto que revelou histórias de vida em espaços marcados pela fragilidade urbana integra um programa maior do Governo de Alagoas na capital: o Vida Nova nas Grotas.

Executada há cinco anos, a iniciativa já chegou a 46 comunidades e pretende alcançar todas as 100 grotas de Maceió com obras estruturantes e ações que promovem esporte, lazer, inclusão social e empreendedorismo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e desenvolvido em parceria com o ONU-Habitat, o programa tem sido reconhecido internacionalmente pelo impacto social na vida da população: foi um dos vencedores do concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de ter vencido no World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão.