26/04/2023 10:46 | SaúdeAssistência SocialDesenvolvimento HumanoGoverno de Alagoas

Vida Nova nas Grotas realiza mais de 900 atendimentos na Grota Santa Helena, em Maceió

Programa do Governo de Alagoas levou serviços de saúde, emissão de documentos e atividades do CRIA para a comunidade


A ação, que aconteceu no campo do Santo Amaro, atraiu moradores da Grota Santa Helena e das proximidades

Ascom Vida Nova nas Grotas


Camylla Thomasya/ Ascom Vida Nova nas Grotas

O Governo de Alagoas, através do programa Vida Nova nas Grotas, esteve nesta terça-feira (25), no bairro do Santo Amaro, oferecendo serviços à comunidade da Grota Santa Helena. Ao todo, foram realizados 973 atendimentos em diversas áreas.

 

A ação, que aconteceu no campo do Santo Amaro, atraiu moradores da Grota Santa Helena e das proximidades. A Secretaria de Estado da Saúde esteve presente oferecendo consultas médicas e exames laboratoriais nas especialidades de oftalmologia, ginecologia, pediatria, ortopedia e clínico geral, além de aferição de pressão, medição da glicemia, cálculo de IMC, testes rápidos de sífilis e HIV, e exames laboratoriais.

 



Já a Secretaria de Prevenção à Violência, ofereceu serviço de emissão e agendamento de documentos como RG, CPF, título de eleitor e segunda via de certidões de óbito, casamento e nascimento. A Seprev também disponibilizou corte de cabelo masculino e feminino, e muita música ao som da Banda da Ronda no Bairro. O Detran deu orientações sobre o programa Correria e distribuiu brindes para a população.

 

A Secretaria Extraordinária da Primeira Infância ofereceu cadastro do cartão Criança Alagoana (CRIA), atendimento de saúde bucal para crianças, fez distribuição de livros infantis e kits de higiene bucal para os pequenos.




O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes, explicou a importância de levar atendimento clínico e laboratorial à comunidade: “Nós sabemos que existe uma carência em Maceió com relação à atenção básica, e o Estado está empenhado em melhorar essa atenção, pois diminuindo essa carência nós conseguimos evitar que doenças simples se tornem doenças graves. A prevenção é o melhor remédio para qualquer doença” disse ele.

 

A coordenadora do programa, Marina Dantas, reforçou o compromisso com a disponibilização de serviços que serão ofertados às demais grotas de Alagoas: “Foi uma decisão muito assertiva. Às vezes a gente tem alguns empecilhos que não nos permitem tempo ou dinheiro para tirar um documento, fazer uma consulta, e o Vida Nova estará também empenhado em fazer esta ponte dos serviços com a população.” disse ela.