09/05/2023 17:52 | Cultura

Versatilidade! Nesta quarta tem concerto didático, dança, percussão e circo no Complexo Cultural Deodoro

Mistura de estilos artísticos movimentam o segundo dia de comemorações do Dia Alagoano do Teatro, todos os espetáculos do dia são gratuitos



Ascom Diteal

As comemorações ao Dia Alagoano do Teatro terão uma folga na manhã desta quarta-feira (10) e serão retomadas a partir das 15h no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou um dia com espetáculos para todas as idades, literalmente.


O dia vai começar com as apresentações na Sala de Música do complexo, onde terá mais uma edição do Quartas Eruditas, uma parceria da Diteal e Camerata Ero Dictus. Esse é um dos projetos mais exitosos, que leva música erudita para alunos da rede pública de ensino, seu público-alvo, mas também é aberto ao público em geral.


O projeto já se apresentou para mais de 12 mil alunos, ao longo de 7 anos desta parceria. As apresentações possuem um repertório que passeia entre grandes nomes da música clássica como Johann Sebastian Bach, até gigantes da música brasileira, como Gonzaguinha, por exemplo.


Outra característica forte do projeto é a parte didática, já que além da apresentação das músicas em si, o maestro Max Carvalho, ainda conta curiosidades, como compositor, detalhes técnicos dos instrumentos, dados históricos, e a parte mais divertida da apresentação que é quando alguns alunos são convidados a reger a camerata e saber, nem que seja um pouco, como é ser um maestro ou maestrina.


Logo mais, às 20h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, será a vez da arte circense entrar em cena com Elegia: Malabarismo Lírico, apresentado pela artista Lisete Farias. Elegia é um espetáculo com elementos do circo contemporâneo, inspirado no poema homônimo do brasileiro Carlos Drummond de Andrade. 


Na montagem, a linguagem do corpo é levada a traçar uma trama que transborda sentimentos e lirismo, unindo poesia, malabarismo e movimento. “É uma experiência simbólica que busca refletir sobre a experiência, o amor e o papel da arte em um mundo competitivo e indiferente, trazendo a necessidade de olhar para o outro através das próprias experiências”, destaca Lisete.


Trata-se de uma pesquisa circense contemporânea que busca interpretar a relação do malabarismo em analogia com as dimensões do espaço em oposição à verticalidade clássica implícita nas técnicas mesclando movimentos de dança.  


Logo após, na pátio externo do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 21h10, a união da música com a dança como percussão, darão o tom na apresentação Voo a caminhar, que vai juntar o artista Ygo, o músico, cantor e compositor Eduardo Pereira e dançarino José Marcos, ou como é conhecido ‘Marcos Topete’.


“Nosso espetáculo é algo como um resumo do que é a musicalidade brasileira, que é caçada no samba, mas também dos sons, da música nordestina, nosso repertório vai do nacional comoÁguas de março de Tom Jobim, San Vicente de Milton Nascimento e Fernando Brant, canções de músicos alagoanos, além de composições próprias, esse show é como se fosse uma 'redescoberta' da nossa musicalidade”, destaca Ygo.


Uma programação bem diversa, que flerta com diversos segmentos das artes, exprimindo o que há de melhor em cada uma delas, dentro da particularidade que cada uma denota.


Serviço:

O que: Segundo dia da programação do Dia Alagoano do Teatro

Espetáculos: Quartas Eruditas, Elegia: Malabarismo Lírico, Voo a caminhar

Quando: Quarta-feira, 10/05, a partir das 15h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada franca para todos os espetáculos