15/02/2023 16:06 | Segurança

Vai curtir a folia durante o carnaval? Confira as dicas da Segurança Pública

Equipes das forças de segurança estarão de prontidão para ajudar a população no que for necessário


O cuidado com as crianças durante o Carnaval deve ser redobrado, principalmente quando for à praia, para evitar que elas se percam ou se afoguem

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

Com a proximidade do Carnaval, alagoanos e turistas se preparam para aproveitar os festejos, em diversas partes do Estado. Porém, é importante manter cuidados básicos com alguns objetos ou equipamentos, como celular ou o documento de identificação. Por isso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta a população e reforça algumas dicas que podem contribuir para que a brincadeira carnavalesca seja ainda mais tranquila.




Uma das dicas é que os foliões redobrem os cuidados com dinheiro. O ideal é que só levem para os festejos apenas a quantia necessária, principalmente se for para locais abertos e de grande aglomeração de pessoas. Quanto ao principal documento usado para identificação, o RG, a dica é a utilização do aplicativo RG Digital AL, que é a versão on-line da carteira de identidade de Alagoas para aparelhos celulares smartphones.

 

O aplicativo é gratuito, seguro, 100% biométrico, e está disponível nas versões iOS e Android. Ele pode ser baixado por portadores de carteiras de identidade emitidas a partir de agosto de 2019.

 

Para os que não estão aptos a baixar o aplicativo e vão usar a versão física do documento, a sugestão é protegê-lo bem dentro de uma carteira ou bolsa pequena. Importante também é não colocá-lo no bolso, principalmente na  parte de trás, para evitar possíveis furtos e roubos ou mesmo a perda do documento. A atenção deve ser redobrada também com as bolsas e demais objetos de uso pessoal.

 

Uso de celulares e o Alerta Celular

 

Quanto ao uso do telefone móvel, a orientação é que o cidadão observe bem o seu entorno e certifique-se que está em um lugar seguro, para só assim utilizá-lo. Também para evitar possíveis furtos ou roubos, a SSP reforça a importância de que foliões cadastrem os aparelhos na plataforma do Alerta Celular, que cria um banco de dados com informações de celulares e assim possibilita que as forças policiais ao recuperar aparelhos roubados possam entrar em contato com os proprietários.



 

Para que o cruzamento possa ser feito e o aparelho furtado/roubado possa ser devolvido ao dono, o cidadão precisará acessar o site https://alertacelular.al.gov.br e preencher um formulário. Após fazer o cadastro e login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho, como marca, modelo e Imei.

 

A forma mais simples para descobrir o Imei é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente, o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o Imei.

 

Delegacia Virtual

 

Para facilitar, não é preciso se dirigir até uma delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência (BO). Basta acessar o site da Delegacia Interativa, que funciona 24 horas, os sete dias da semana. É só acessar o portal https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br e protocolar todas as informações relacionadas ao fato, podendo incluir também imagens ou outros arquivos que contribuam com as investigações.

 

Crianças em pontos turísticos

 

Durante a festa carnavalesca, muitas famílias vão curtir as praias e outros locais turísticos do Estado com as crianças, o que requer cuidado redobrado, pois as ocorrências de crianças perdidas são as mais registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar.



 

O aconselhável é que os pais e responsáveis coloquem um crachá de identificação em volta do pescoço dos filhos, contendo o nome, sobrenome e número de telefone. No entanto, para diminuir a incidência desse tipo de ocorrência, os bombeiros militares distribuem pulseiras de identificação para que sejam colocadas nos pequenos.

 

As pulseiras contêm espaço para serem colocados o nome da criança, o nome do responsável e o telefone para contato. As crianças também são orientadas a sempre procurarem ajuda nos postos de guarda-vidas.

 

“Vale ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas também não combina com direção e é preciso que os condutores estejam atentos ainda com a manutenção veicular, para evitar possíveis danos materiais e para não prejudicar a vida de outros. Vamos garantir a segurança da população durante os festejos de Carnaval com um efetivo de mais de sete mil agentes, mas o apoio da população é fundamental para que tenhamos festas tranquilas e saudáveis”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva.