17/01/2022 13:05 | Saúde

UPA Noel Macedo completa um mês com 7.993 atendimentos realizados

Carla Cleto

Ruana Padilha

Inaugurada durante o 12º Governo Presente no Agreste e Sul, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no município de Arapiraca, completa um mês nesta segunda-feira (17), e já registrou 7.993 atendimentos. A unidade é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência.

Ao total, foram realizados 3.221 atendimentos clínicos, 694 pediátricos, 162 ortopédicos e 39 odontológicos, além de 3.877 atendimentos de síndrome gripal. A unidade, sétima entregue pelo Governo de Alagoas, visa fortalecer a saúde e garantir assistência pré-hospitalar ágil e de qualidade para a população de 10 municípios do Agreste e do Baixo São Francisco.

A UPA é do tipo III, tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia e funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca conta com laboratório e também realiza exames de raios-X e eletrocardiograma.

A diretora da unidade, Antônia Fortaleza, ressalta a importância da UPA para região e explica que ela ajuda a desafogar outras unidades hospitalares. “Até a implantação da UPA Noel Macedo, a sétima região era a única do Estado que não contava com um serviço pré-hospitalar de urgência e emergência 24 horas. Em 30 dias atendemos uma média de 250 pessoas por dia. E, se não fosse a UPA, essas pessoas estariam lotando ainda mais os outros serviços já sobrecarregados ou mesmo não teriam acesso a nenhum tipo de assistência", afirma.

"Dos atendimentos realizados, 64% são de síndrome gripal, ou seja, a UPA chegou em um momento crucial diante do surto de gripe em todo o estado”, explica.

A entrega da UPA Noel Macedo faz parte do processo de regionalização da assistência à saúde, cuja descentralização promove equidade de acesso aos serviços de saúde. Os objetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com esse processo de regionalização são oferecer equipamentos hospitalares e pré-hospitalares com atendimento humanizado para as populações do interior do Estado e desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado na capital alagoana.

UPAs – Além da UPA Noel Macedo, em Arapiraca, já foram entregues no atual governo seis novas Unidades de Pronto Atendimento no Estado. São elas: UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Cidade Universitária e Jaraguá, todas na capital alagoana.

Ainda este ano, o Governo do Estado entregará mais uma UPA, localizada no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió.