10/03/2022 17:47 | Saúde

UPA Chã da Jaqueira realiza quase 2 mil atendimentos desde inauguração


Olival Santos


Bia Alexandrino

Em pleno funcionamento desde o dia 26 de fevereiro, na parte alta de Maceió, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chã da Jaqueira realizou, até essa quarta-feira (9), 1.926 atendimentos, entre pediátricos, clínicos, odontológicos, ortopédicos e de síndrome gripal. A unidade foi a sétima UPA entregue na capital alagoana e tem capacidade para atender até 350 usuários por dia.

Nos doze primeiros dias de funcionamento, a UPA Chã da Jaqueira realizou 1.257 atendimentos clínicos, 313 pediátricos, 23 odontológicos, 10 ortopédicos e 323 atendimentos de síndrome gripal, totalizando 1.926 atendimentos. A média foi de aproximadamente 160 atendimentos diários, número dentro da capacidade da UPA.

A coordenadora de enfermagem da UPA Chã da Jaqueira, Edvany Mendonça, considera a UPA um ganho importante enquanto instrumento de atendimento pré-hospitalar. “O esperado é que a população da localidade e das regiões circunvizinhas tenha uma assistência de qualidade sem precisar se deslocar para outros bairros e que tenha um atendimento resolutivo, visto que, em algumas situações, assistência no tempo certo é decisivo para salvar vidas”, concluiu a enfermeira.

A UPA de Chã da Jaqueira é do tipo III e foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual, em terreno que já pertencia ao Estado. A unidade possui leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A UPA dispõe, ainda, de consultórios, exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises clínicas.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora os atendimentos da UPA. “As Unidades de Pronto Atendimento são essenciais para a saúde da população e asseguram assistência de urgência na região onde o usuário reside, preenchendo um vazio assistencial na saúde pública da capital alagoana”, explicou o gestor.