30/11/2022 19:00 | Saúde

Uncisal tem seis trabalhos selecionados na VI Mostra das Ações da Política de Humanização em Alagoas

Ao todo, oram selecionadas 10 ações no campo do SUS de todo o Estado


Patrícia Barros / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) teve seis trabalhos selecionados entre os 10 escolhidos na VI Mostra das Ações da Política de Humanização em Alagoas. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (28/11) e comemorado pelas assessorias ligadas ao Núcleo de Apoio às Ações de Humanização (NAHUM) da universidade. As apresentações de todos os trabalhos acontecerão no próximo dia 7 de dezembro.

 

Este ano, a Mostra teve como tema “As experiências de humanização em saúde no estado de Alagoas” e recebeu inscrições de ações realizadas no âmbito do SUS em todo o Estado. Na Uncisal, as assessorias de humanização das unidades assistenciais e de apoio da universidade vêm realizando durante todo o ano um trabalho importante de implementação, fomento e desenvolvimento de ações pautadas no que preconiza a Política Nacional de Humanização (PNH), no campo das ações de saúde e Educação Permanente em Saúde.

 

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou o empenho dos servidores para o aprimoramento e a melhoria do atendimento baseado na humanização. “Não foi surpresa para a gestão da Uncisal esse desempenho de nossas unidades. Apesar de toda a complexidade e dos grandes desafios que enfrentamos no dia a dia, nossos servidores mostram um engajamento e uma dedicação acima da média, sempre buscando melhorias nos serviços oferecidos”, afirmou o reitor.

 

De acordo com Raffael Gonçalves Mota, supervisor de Desenvolvimento de Pessoas (Sudes/Uncisal), a conquista da Universidade na Mostra é resultado de um processo de construção de uma política que vem sendo fortalecida através da estrutura do NAHUM e do esforço de quem constitui esse núcleo, pessoas de referência nas unidades e que estão conseguindo qualificar os apoiadores institucionais.

 

“Esse destaque com 60% das aprovações dos projetos na Mostra é fruto do trabalho realizado pelo Núcleo e reflete o que a gente entrega em termos de serviços à sociedade. É importante ter um perfil de atuação voltado para essa perspectiva do cumprimento da política de humanização, das diretrizes do SUS. Esse resultado vem coroar o trabalho que vem sendo feito”, afirmou Raffael Gonçalves Mota.

 

Ele ressaltou, ainda, que o Núcleo de Apoio às Ações de Humanização foi incorporado à Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas pela necessidade de uma atuação conjunta da humanização com a Educação Permanente em Saúde, como um processo de qualificação e desenvolvimento técnico.

 

“Recentemente, o NAHUM fez um curso, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), qualificando em cada unidade de apoio e assistência direta da Uncisal. Nós que fazemos a Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas parabenizamos as unidades pelas aprovações nesta VI Mostra das Ações da Política de Humanização em Alagoas e entendemos como resultado do trabalho de desenvolvimento. Entre tantas unidades no campo da saúde em Alagoas a Uncisal ter esse resultado expressivo é motivo de grande orgulho para todos nós”, completou o supervisor da Sudes.