23/05/2023 10:53 | SaúdeEducação

Uncisal avança no campo da pesquisa e é contemplada em três editais da Fapeal

A conquista contribui na construção de uma instituição de ensino superior de qualidade

Resultados exitosos representam o avanço da universidade no pilar da pesquisa, ensino e extensão

Ascom Uncisal

Danielle Cândido

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi contemplada em três editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Os resultados exitosos representam o avanço da Universidade no pilar da Pesquisa, que, junto ao Ensino e à Extensão, formam a base do conhecimento acadêmico - um tripé essencial para a construção de uma instituição de ensino superior de qualidade.

A supervisora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Uncisal, Juliane Cabral, ressaltou que os editais de fomento são importantes para o crescimento do pesquisador e da instituição e, além disso, são itens avaliados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no processo de avaliação dos programas.

“Ver nossos pesquisadores e egressos concorrerem e serem contemplados nestes editais é motivo de grande alegria para a instituição. Ressalto que os nossos dois programas, recentemente, foram avaliados como nota 4, e estes resultados dos editais da Fapeal demonstram a excelência dos nossos programas”, ressaltou Juliane Cabral.

Uma das conquistas foi para o primeiro mestrado acadêmico da Uncisal, o Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon), que foi contemplado pelo edital de Bolsas de Pós-Graduação da Fapeal. O programa de mestrado na área da Fonoaudiologia, em associação com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conseguiu as cinco bolsas solicitadas, que têm a duração de até 24 meses, no valor de R$ 2.100,00, financiado com recursos oriundos do Tesouro do Estado de Alagoas.

“O PPGFon recebe financiamento de bolsas da Fapeal desde a sua criação e todos os alunos do Programa que optam pela bolsa têm recebido o benefício”, explicou Juliane Cabral. As bolsas são concedidas para os estudantes orientados pelos professores da Uncisal Aline Tenório Lins Carnaúba, Kelly Cristina Lira de Andrade e Pedro de Lemos Menezes.

A Uncisal também obteve êxito no edital Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior. O professor e pesquisador Pedro de Lemos Menezes vai apresentar quatro trabalhos no XXVIII International Evoked Response Audiometry Study Group Congress (IERASG), considerado o maior evento mundial da área de eletrofisiologia da audição. O congresso acontece na cidade de Colônia, na Alemanha, no período de 15 a 19 de setembro de 2023.

“Nós aprendemos muito nesses eventos, pois temos acesso a tudo que está sendo feito de mais novo na área. Participar do congresso também é importante porque fortalecemos a rede de cooperação, nos aproximando de pesquisadores do mundo todo”, explicou Pedro de Lemos Menezes, que vai apresentar a tese da clínica da Uncisal, Thais Nobre, orientada por ele, e três trabalhos realizados pelos mestrandos do PPGFon/Uncisal.

A mestranda Jaqueline Maria Silva dos Santos é uma das selecionadas pelo edital Prêmio de Excelência Acadêmica. A estudante do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia (MEST) da Uncisal recebeu a premiação pela publicação do artigo “Conhecimento dos Enfermeiros Sobre o Papilomavírus Humano e Vacinas Contra o HPV” no periódico Journal Of Humanities And Social Science, classificado no Qualis CAPES como A3.

“Um edital de premiação de excelência acadêmica incentiva, reconhece e valoriza o esforço dos alunos em suas pesquisas. Ter o reconhecimento da dedicação investida nos estudos e observar a valorização de um trabalho considerado relevante para a comunidade científica é muito prazeroso”, disse Jaqueline Maria.

Ainda segundo ela, o prêmio acaba tendo um impacto financeiro significativo, pois o financiamento no mundo da pesquisa é um desafio constante para os alunos da pós-graduação. “Essa conquista é uma motivação, inclusive para inspirar outros estudantes/pesquisadores”, acrescentou.

A supervisora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Uncisal explicou que Jaqueline Maria Silva dos Santos até agora foi a primeira aluna da Uncisal contemplada pelo Prêmio de Excelência Acadêmica. “Como o edital é de fluxo contínuo, podem surgir mais alunos e isso é o que queremos”, encerrou.