06/01/2022 10:21 |

Últimos dias para as inscrições no programa de estágio Pontapé

Edital para estágio remunerado no Governo de Alagoas se encerra na próxima sexta-feira (14)

Ascom/Seplag

Dharana Vieira, sob supervisão

As inscrições para a segunda edição do programa Pontapé já estão prestes a se encerrar. Interessados em ocupar uma das 1200 vagas para estágio remunerado de um salário mínimo no Governo de Alagoas têm até o próximo dia 14 para realizar o cadastro diretamente na plataforma pontape.al.gov.br.

As vagas ofertadas neste edital serão destinadas à Secretaria de Estado da Educação, que alocará os estagiários nas unidades escolares espalhadas por todo o Estado de Alagoas, por intermédio das Gerências Regionais de Educação (GERE), de acordo com o quantitativo de vagas disponíveis nas respectivas escolas. Quem for convocado poderá estagiar por até dois anos no serviço público.

"É importante frisar que esse é um programa que também vem como uma política afirmativa muito forte, já que a maior parte das vagas são destinadas àqueles que mais precisam. Os estudantes receberão um salário  mínimo e auxílio transporte", pontua o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques.

O processo seletivo é realizado de forma on-line e tem como principal critério de seleção o Coeficiente de Rendimento (CR). A iniciativa já conta com mais de 20 instituições de ensino cadastradas e é válida para graduações presenciais ou a distância. Poderão participar do processo seletivo, os estudantes que estejam devidamente matriculados e cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.

Com foco na universalização das vagas, o Pontapé prevê que cada processo seletivo oferte, além das vagas para ampla concorrência, oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral.

Desenvolvido por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o programa visa estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o serviço público.