28/05/2023 23:07 | Cultura

Últimos dias de inscrição para o Prêmio Clemilda - A Rainha do Forró 2023

Grupos interessados em participar da premiação tem prazo até o dia 2 de junho



Daniel Borges / Ascom Secult

O prazo para inscrições no Prêmio Clemilda - A Rainha do Forró 2023 está chegando ao fim. Os grupos alagoanos interessados têm até o dia 2 de junho para participar do certame.


Promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Prêmio Clemilda busca reconhecer e premiar aqueles que se dedicam a manter vivas as tradições culturais do período junino.




Serão contemplados 145 grupos culturais com um total de R$ 1 milhão em premiações. As categorias incluem Bumba-meu-boi (25 propostas), Coco de Roda (30 propostas), Quadrilhas Juninas (55 propostas), Violeiros e Emboladores (10 propostas) e Trios de Forró Pé-de-Serra (25 propostas).


 "O Prêmio Clemilda - A Rainha do Forró é uma iniciativa que valoriza e reconhece os grupos culturais alagoanos que mantêm viva a riqueza das tradições juninas. Nossa intenção é fomentar e preservar a diversidade cultural do estado, incentivando a participação ativa dos artistas e promovendo o fortalecimento da identidade cultural alagoana.", afirmou Mellina Freitas, Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.




"Estamos entusiasmados com a quantidade de propostas incríveis que já recebemos, mas ainda há tempo para que mais grupos se inscrevam. Convido todos os artistas e representantes de grupos de Bumba-meu-boi, Coco de Roda, Quadrilhas Juninas, Violeiros e Emboladores, e Trios de Forró Pé-de-Serra a participarem dessa oportunidade de serem reconhecidos e premiados pelo seu trabalho.", acrescentou a Secretária Mellina Freitas. 


Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos, e representantes de grupos culturais com pelo menos dois anos de atividade contínua.

 

As inscrições podem ser feitas pelo sistema online do Cadastro Único da Cultura Alagoana (CUCA) no site cuca.al.gov.br. Além disso, é possível fazer a inscrição de forma presencial na sede da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. 


O edital e os formulários padronizados estão disponíveis no site www.cultura.al.gov.br.