03/06/2022 09:28 | Saúde

UCI Neonatal com 10 leitos é inaugurada no Hospital Regional da Mata

Unidade é destinada aos recém-nascidos de médio risco, que necessitam de assistência especializada

Pequeno Arthur Pedro dos Santos, com oito dias de nascido, foi o primeiro bebê internado na UCI Neonatal do HRM

Ruana Padilha

Ruana Padilha/ Sesau

Com o objetivo de ampliar a assistência à saúde infantil, o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, inauguraram, na noite de quinta-feira (2), a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no município em União dos Palmares.

O HRM assiste mais de 214 mil habitantes, que residem na III Região de Saúde. Além da população de União dos Palmares, onde está localizado, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

O governador Paulo Dantas destacou que a inauguração da UCI Neonatal do Hospital Regional da Mata comprova o novo momento da saúde pública de Alagoas. "Vivemos nos últimos tempos investimentos inéditos na saúde pública de Alagoas. Foram seis hospitais inaugurados para ampliar a assistência aos alagoanos e três unidades hospitalares estão em construção. A UCI Neonatal do HRM é a prova de um trabalho planejado, que vem sendo realizado nos últimos anos, e que vai ampliar a assistência aos recém-nascidos da Zona da Mata de Alagoas", salientou o chefe do Executivo estadual.

O novo serviço conta com 10 leitos e vai assegurar assistência de Médio Risco aos recém-nascidos com até 28 dias, e que necessitam de acompanhamento contínuo, porém com menor complexidade que o Alto Risco.

Já os bebês com mais de 28 dias e, menos de 45 dias, poderão receber atendimento na UCI Neonatal, mas, após avaliação clínica. A internação será por meio do Núcleo de Regulação Interna do HRM, que analisará a necessidade de cada paciente. Durante a inauguração da UCI Neonatal, o secretário de Estado de Saúde ressaltou a importância da unidade, que visa garantir assistência aos pequenos alagoanos da Zona da Mata. “Hoje o Governo do Estado deu um passo importantíssimo para garantir assistência adequada aos recém-nascidos alagoanos, com a abertura da UCI Neonatal do Hospital Regional da Mata, que vai atender as crianças que nascem com problemas de saúde, mas que não precisam de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Com isso, iremos diminuir muito a transferência para unidades de saúde da capital, o que poderia prejudicar a patologia do recém-nascido, fazendo com que essas crianças tenham o acompanhamento da sua família durante o tratamento. E isso é importantíssimo para a humanização da assistência hospitalar”, garantiu Gustavo Pontes de Miranda.

Assistência Qualificada

A pediatra neonatologista Marlene de Vasconcelos explicou que os recém-nascidos internados na unidade terão acompanhamento de profissionais qualificados e poderão ficar acompanhados das mães por todo período que ficarem internados. “Aqui nós iremos dispor de tratamento para os recém-nascidos prematuros ou que precisarem de tratamento contínuo. Eles receberão toda assistência necessária e só sairão da UCI quando atingirem o peso adequado para voltar com segurança para suas famílias. Nesse processo, as mamães poderão acompanhar seus bebês. O hospital dará toda assistência a elas com alojamento, material de higiene pessoal e alimentação”, esclareceu.

E minutos após a inauguração da UCI Neonatal, o primeiro recém-nascido foi internado, após apresentar lesões na pele. Natural da cidade de Branquinha, o pequeno Arthur Pedro dos Santos, com oito dias de nascido, deu entrada na unidade acompanhado da mãe, Vanessa dos Santos, de 16 anos, e da avó, Edvânia dos Santos. O pediatra Roger Ribeiro explicou que o bebê apresentava lesões há três dias e que, se não tratado, poderia evoluir para uma sepse.

“O pequeno foi diagnosticado com lesões postuladas. Essas lesões, se não forem bem tratadas, podem evoluir para uma sepse e a criança pode vir a falecer. Daí a importância de entrarmos com medicamentos, antibióticos, tratarmos ela e finalizarmos esse ciclo. Hoje, com a UCI Neonatal, nós temos total condição para que as crianças sejam tratadas aqui no HRM e, quando recuperadas, sejam devolvidas para o âmbito da família. O HRM, com essa nova unidade, garante assistência qualificada, evitando a transferência para outras regiões e possibilitando ao paciente ficar mais próximo da família”, salientou o pediatra.

Edvânia, avó da criança, agradeceu o atendimento. “Essa é a primeira vez que somos atendidos nesse hospital, mas todos nos receberam muito bem, foram muitos atenciosos com meu neto e minha filha. Só tenho a agradecer, principalmente por não precisar ir para Maceió. Será muito bom ficar mais perto deles durante os dias que passarem no HRM”, disse.

Hospital Regional

O   Hospital Regional da Mata foi inaugurado em 2020 e assiste mais de 214 mil habitantes. A unidade conta com 148 leitos e assegura atendimento na área de urgência e emergência. O HRM disponibiliza uma unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. A unidade oferece, também, serviço de tomografia computadorizada, raios-x e ultrassonografia.

Em um ano e oito meses, a unidade realizou 2.464 procedimentos cirúrgicos, 81.198 atendimentos nas especialidades de clínica, ortopedia, pediatria e cirurgia geral. Além de 5.656 internações de casos de Covid-19 e síndromes gripais, a unidade de saúde também realizou, por meio do Centro de Referência, 331.372 exames laboratoriais, 12.432 tomografias e 27.448 de raios-X.