02/12/2022 12:45 | Segurança

Trabalho integrado da Segurança Pública resulta em aumento no número de prisões de homicidas em Alagoas

Secretário Flávio saraiva destaca importância do trabalho integrado entre as forças de segurança na redução da violência

Marco Antônio / Agência Alagoas

Carlos Víctor Costa / Agência Aagoas

O trabalho integrado e inovador realizado pela Segurança Pública de Alagoas nos últimos meses resultou em um aumento no número de prisões, na maioria de homicidas, que são considerados crimes graves. Desde maio de 2022, foram cumpridos 419 mandados de prisão, sendo 199 de homicidas.

Esses dados foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (2), pelo governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), delegado Flávio Saraiva. De acordo com o secretário, esses mandados têm uma estratégia de cumprimento e são realizados por uma força-tarefa de órgãos da segurança em Alagoas.

"Algo inovador foi criado na Secretaria para focar na prisão, especialmente de homicidas, e de pessoas que cometem crimes graves. São mandados de prisão de pessoas que há muito tempo estavam foragidas. Desde que iniciamos essa força-tarefa para cumprir mandados de prisão, tem sido dado um grande retorno à sociedade, e esse trabalho já está surtindo efeito na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)".

Flávio Saraiva ressaltou ainda que, há dois meses, a SSP iniciou uma operação conjunta com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inserção Social (Seris) para fiscalizar e acompanhar presos que estão com tornozeleira eletrônica, e que esse fator vem gerando resultados positivos para a segurança do Estado.

"Uma grande ação da segurança pública é a integração das inteligências e, recentemente, ouvi uma frase que dá valor a esse fato da integração que é ‘juntos somos mais fortes, e integrados somos imbatíveis", acrescentou.