16/05/2024 16:02 | Segurança

Teleatendimento 190 Ronda já recebeu quase 60 mil ligações nos quatro primeiros meses de 2024

Perturbação do sossego continua liderando as chamadas; trotes continuam chamando a atenção


Teleatendimento 190 Ronda funciona 24h de domingo a domingo

Ascom Ronda


Luciano Milano / Ascom Ronda

Balanço dos quatro primeiros meses do ano, divulgado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), mrevela que a perturbação do sossego segue liderando os registros de chamadas no Teleatendimento 190 Ronda. Foram 8.103 ligações recebidas pelo serviço do Governo de Alagoas, de janeiro a abril deste ano.

 

Os trotes vêm em segundo lugar, com 3.021 ligações, seguidos das denúncias de violência contra a mulher, com 1.673 ligações. Chamadas sobre roubos e furtos ocupam a quarta colocação no ranking das ocorrências mais frequentes no Teleatendimento, com 649 reclamações. No período, os atendentes do Ronda no Bairro receberam 56.445 ligações.

 

“Os números desses quatro meses mostram que começamos 2024 com as mesmas ocorrências do ano passado liderando as chamadas no nosso Teleatendimento. Do total de chamadas, 14,35% são de perturbação do sossego; 5,35% de trotes e, infelizmente, ainda temos um número alto de violência contra a mulher, com 2,96% dos casos. Essas três ocorrências também predominaram no relatório anterior, referente a 2023”, lamentou Célia Carvalho, coordenadora do Teleatendimento, reforçando a necessidade e o trabalho diário feito pelos atendentes de orientar as pessoas a não ocupar as linhas telefônicas com trotes.

 

“Ainda temos muita criança, adolescentes e idosos que ligam para passar trotes. No caso dos idosos, alguns procuram o serviço por se sentirem sozinhos. De toda forma, o Ronda no Bairro segue fazendo um apelo para que a sociedade só ligue para o 190 quando realmente houver necessidade e evitem ocupar as linhas do serviço, para que a gente não perca tempo e deixe de atender a quem realmente necessita”, destacou Célia.

 

Funcionamento

 

O Teleatendimento 190 Ronda funciona 24h, de domingo a domingo, em turno de 8h para cada grupo de teleatendentes. O serviço do Governo do Estado é considerado a porta de entrada do Sistema de Segurança Pública de Alagoas.