27/05/2022 10:14 | Meio Ambiente

Técnicos da Semarh visitam barragens para avaliar riscos de rompimento

Relatório consta que a barragem Vitor Wanderley, perto do Rio Coruripe, se encontra com seu volume máximo


Técnicos da Semarh em visita a duas barragens no município de Coruripe para avaliar riscos depois das fortes chuvas que atingiram a região

Ascom Semarh


Andrei Costa

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) visitou, na quinta-feira (26), o município de Coruripe para  avaliar o risco de rompimento de barragens. A localidade foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram no Estado esta semana. 

Duas barragens foram visitadas, a Vitor Wanderley, no Rio Coruripe, perto da Usina Coruripe, e a barragem Pindorama, no Rio Piauí, na Cooperativa Pindorama.  O relatório consta que a barragem Vitor Wanderley se encontra com seu volume máximo e está vertendo o excesso de água afluente do rio Coruripe. No relatório, no entanto, não constam anormalidades na barragem e seu entorno.

 

Já a barragem da Cooperativa Pindorama, que acumula as águas do Rio Piauí, teve o vertedouro rompido nestes dias chuvosos por causa do desgaste da estrutura em função da força da água. A água está fluindo em volume não estimado e o reparo só poderá ser efetuado quando as águas baixarem nos próximos 15 a 20 dias. “Verificamos que uma ponte na rodovia pavimentada que une a Cooperativa Pindorama com o município de Penedo sofreu uma erosão na ponte sobreo Rio Piauí, interrompendo o tráfego na região. Uma equipe contratada pela prefeitura está mobilizada para efetuar os reparos e normalizar o tráfego pela rodovia nos próximos dias”, informou Maurício Malta, técnico da Semarh.