08/06/2022 17:27 | EducaçãoCultura

Projeto Suquinho de Memória leva crianças ao Arquivo Público de Alagoas

Atividade da 6ª Semana Nacional de Museus promove educação patrimonial infantil de forma lúdica e divertida

Crianças participam do projeto Suquinho de Memória

Assessoria

Estudantes da educação infantil e fundamental participaram, na manhã desta quarta-feira (8), do Suquinho de Memória no Arquivo Público de Alagoas, órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado. A atividade faz parte da programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos, que vai até sexta-feira (10), e nesta edição, mobilizou 77 crianças da Escola Sonho de Criança, do bairro da Levada, em Maceió.

As crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana, importante referência para a cultura memorialista em Alagoas, e pela Turma do Guerreirinho, grupo que remete a personagens tradicionais da cultura alagoana.

Os alunos assistiram a apresentações culturais, conheceram o funcionamento do Arquivo e receberam lanche. O arquivo foi decorado com bandeiras e balões de temática junina especialmente para receber o público do Suquinho de Memória.

“Os estudantes conheceram as dependências do APA, os tipos de acervos e ficaram encantadas. Participaram de oficinas de confecção de balões e estandartes juninos, além de pintura de desenhos juninos com os personagens alagoanos, material produzido em parceria com o grupo de pesquisa Tatipirun-Relu (Representações do Lugar), do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)”, informa a superintendente do APA, Wilma Nóbrega.

As atividades foram desenvolvidas pela professora Adriana Guimarães, membro do ateliê Relu, e a equipe de servidores e estagiários do APA. Sob a coordenação das monitoras da escola, houve apresentações da dança da peneira e quadrilha, além de soltarem a voz com canções infantis.

O transporte das crianças foi fornecido pela Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris).

O PROJETO

O Suquinho de Memória é uma atividade destinada à promoção da educação patrimonial para alunos do ensino infantil e fundamental. O projeto conta com o apoio do programa Criança Alagoana (CRIA), que incentiva a ludicidade e a leitura no processo de formação das crianças, além da parceria com o grupo de pesquisa Tatipirum/Relu, da Ufal, que subsidia o material educativo usado com as crianças.

O projeto pretende inserir as crianças no universo da construção da memória por meio de brincadeiras, jogos e apresentações culturais.

A SEMANA

A Semana Nacional de Arquivos promove ações com temáticas de interesse público e abordagens técnicas voltadas para os servidores públicos, profissionais e estudantes das áreas de biblioteconomia e acesso à informação.

A 6ª Semana tem como tema ‘Somos Arquivos’, escolhida pelo Arquivo Nacional, seguindo sugestão do Conselho Internacional de Arquivos, que promove o uso da hashtag #archivesareyou.

A programação do APA segue até sexta-feira (10), quando haverá a oficina  Gestão de Documentos nos Poderes Executivos Estadual e Municipais em Alagoas, a cargo da superintendente da instituição, Wilma Nóbrega. “A oficina é destinada a gestores de arquivos e documentos em órgãos estaduais e municipais e abordará a normativa dos arquivos públicos, além de orientar sobre como os órgãos públicos devem fazer a gestão documental”, informa a secretária executiva de integração Política e Social, Julia Casado, que representou o Gabinete Civil na atividade.