08/03/2023 17:25 | Segurança

SSP garante ações de prevenção e combate à violência contra mulheres em Alagoas

Na Semana da Mulher, reportagens mostram o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do estado

Trabalho conjunto vem sendo ampliado divulgando a presença das Salas Lilás em toda Alagoas

Ascom SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2021, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens, compondo 51,1% da população do país. Em Alagoas, não é diferente. Ainda segundo a pesquisa, as mulheres representam 52,14% dos alagoanos. Para garantir a tranquilidade de mais de 1,7 milhão de alagoanas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem realizado diversas ações voltadas para a prevenção e combate à violência contra a mulher.

Através da Comissão Mulher Segura, criada em março de 2021, a SSP ministra palestras para escolas, comunidades, empresas, instituições públicas, faz o acompanhamento e orienta mulheres em situação de violência. Além disso, a Comissão também promove integração e alinhamento da pasta com as demais instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e ajuda na capacitação dos agentes que integram as forças de segurança através do Protocolo de Atendimento Humanizado a Mulheres em Situação de Violência, o primeiro criado no Brasil em nível de secretaria de Estado.

As cartilhas com orientações de como devem ser feitos os atendimentos por cada instituição integrante da SSP podem ser conferidas no site http://mulhersegura.seguranca.al.gov.br. Para a tenente-coronel Camila Paiva, que coordena a comissão, o conhecimento é fundamental para a prevenção de crimes.

“É por meio do conhecimento, da formação, da instrução que é possível mudar a realidade, porque a violência contra a mulher encontra suas raízes no sistema patriarcal, na cultura machista. A SSP tem um papel fundamental também nessa atividade de prevenção e por isso temos dialogado sempre com a sociedade civil, nas escolas, com os gestores públicos. E esse trabalho mostra os órgãos da segurança pública como parceiros da comunidade, estreita os laços de confiança e só traz ganho no avanço da redução da criminalidade contra a mulher”, disse a bombeira militar.

Recentemente, a Comissão Mulher Segura apresentou à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) alguns projetos que podem ser desenvolvidos de forma conjunta com as 102 cidades do estado. Entre eles, está a capacitação de guardas municipais para que, conforme afirmou a oficial, haja uma melhoria no atendimento de casos de ocorrência de crimes que envolvam mulheres.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enaltece a importância das parcerias que vêm sendo construídas pelo Governo de Alagoas em prol do público feminino. Ele reforçou também o trabalho conjunto que vem sendo ampliado em todo o estado através da instalação das Salas Lilás, principalmente nos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps). O espaço presta atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual com o apoio de profissionais das secretarias estadual e municipais de Saúde.

“São locais que ajudam na melhoria do acolhimento a essas pessoas que já chegam bastante fragilizadas. O efetivo vem sendo preparado constantemente não só para enfrentar à violência com as ações preventivas e repressivas, mas também para apoiar às vítimas no que lhes for necessário. O que sempre queremos é agir para garantir a integridade e tranquilidade das mulheres. Todos os casos de violência contra a mulher recebem atenção máxima da SSP e estamos ampliando ainda mais o trabalho em prol delas”, afirmou Flávio Saraiva.

O secretário lembrou ainda que além de atendimento psicológico, a Sala Lilás também disponibiliza assistência jurídica para as mulheres assistidas e também está instalada no Instituto Médico Legal de Maceió e na Central de Flagrantes da capital. Outros trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil em prol do combate à violência serão mostrados na próxima reportagem especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na matéria, também serão detalhadas as ações da Patrulha Maria da Penha, da PM, que vem sendo interiorizada no estado e já assiste mulheres de três regiões alagoanas.