30/11/2022 18:34 | Segurança

SSP e Seris farão simulações de fuga e resgate em presídios de Maceió e Agreste nesta quinta (1º)

Exercício simulado encerra atividades do 5º Estágio de Plano de Defesa promovido pela SSP e Seris


Roberison Xavier

As equipes das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) promoverão, na noite desta quinta-feira (1º) e madrugada de sexta (2), um exercício simulado dentro de unidades do Sistema Prisional de Alagoas, em Maceió e Agreste. A simulação encerra as atividades do 5º Estágio de Plano de Defesa, que visa ajudar no combate a ações consideradas de alta complexidade, principalmente que possam acontecer em presídios.

 

A capacitação para a realização do simulado começou na última segunda-feira (28) e contou com 28 discentes, sendo 15 policiais penais, nove militares, um policial civil e três rodoviários federais. Os alunos receberam instruções sobre Noções de Gerenciamento de Crises, histórico de assalto a bancos, tentativas e fugas de presídios, rebeliões e, confeccionaram em metodologia própria, o Plano de Defesa que será desempenhado nas simulações junto com a tropa.

 

Para o chefe especial de Inteligência da SSP, major PM Raumário Gerônimo, o Plano de Defesa é uma estratégia multidisciplinar, que poderá atender diversas ocorrências ou incidentes críticos de forma objetiva. “O Plano de Defesa é composto por diversos protocolos objetivos que visam tornar claras as decisões a serem tomadas no momento de uma crise complexa e dinâmica. Dentre as ocorrências ou incidentes que poderão ser atendidos com o acionamento do Plano de Defesa, podemos citar o domínio de cidade ou ‘Novo Cangaço’, atentado terrorista e o resgate ou fuga de presos”, afirmou Raumário Gerônimo, reforçando que o plano pode ser adaptado às diversas situações por se tratar de uma estratégia modular.

 

De forma simultânea, o exercício prático controlado acontecerá em Maceió e Girau do Ponciano. Na capital, haverá a simulação de fuga de reeducando no Presídio Baldomero Cavalcante. Já no Presídio do Agreste, será feita uma simulação de resgate de reeducando. Ambas as ações estão previstas para começar a partir de 23h de quinta e devem se estender até as primeiras horas da sexta. Vale salientar para a população que poderão ser ouvidos barulhos, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo, mas tudo de forma coordenada e como parte do treinamento, além de forte movimentação policial.

 

A dinâmica foi pensada visando capacitar de forma técnica todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do estado. O Plano de Defesa será documentado para que em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos. “Que esse seja um trabalho contínuo, para que a Segurança Pública e o Sistema Prisional atuem unidos para garantir a tranquilidade dos alagoanos”, disse o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.