02/05/2023 17:15 | SegurançaDesenvolvimento HumanoInclusão Social

Socioeducandos iniciam curso de TI para ingressar no mercado de trabalho

A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (2) com a presença do governador Paulo Dantas e do secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira


O laboratório de informática foi o primeiro a ficar pronto e a aula inaugural contou com a presença do governador Paulo Dantas

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), firmou parceria com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) para viabilizar novos investimentos para o processo ressocializador de adolescentes e jovens em conflito com a lei.


A nova conquista, alcançada via acordo judicial entre o MPT/AL e a empresa Albuquerque e Bruschi Segurança Patrimonial, possibilita a montagem de quatro laboratórios de formação profissional em benefício dos socioeducandos. Os cursos serão ministrados pelo Senac Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho, e os adolescentes terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.


O laboratório de informática foi o primeiro a ficar pronto e a aula inaugural do curso de Tecnologia da Informação aconteceu nesta terça-feira (2) com a presença do governador Paulo Dantas e do secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira. “Parcerias como esta vêm para concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente os adolescentes em conflito com a lei. A união de todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário é fundamental para fortalecer as políticas públicas e gerar mais oportunidade para todos”, destacou o governador Paulo Dantas.


O secretário Kelmann Vieira explicou que cada curso profissionalizante disponibilizará 20 vagas, contemplando o total de 80 adolescentes. A estrutura está sendo montada em Maceió, em um ambiente disponibilizado pela Sumese que já recebe oficinas produtivas e cursos profissionalizantes do Senac realizados por meio de contrato com a Seprev.


“No acordo elaborado pela procuradora do MPT/AL, Virgínia Ferreira, a Albuquerque e Bruschi se comprometeu em adquirir e entregar à Sumese equipamentos, mobílias e utensílios que permitirão o funcionamento dos quatro laboratórios. Sem dúvidas este será mais um incentivo para o êxito da medida socioeducativa em nosso estado”, afirmou Kelmann Vieira.


Jovem Aprendiz

A parceria entre Seprev e MPT/AL já rendeu outros frutos. Em fevereiro, 16 socioeducandos da Unidade de Semiliberdade assinaram contrato de trabalho com a Usina Utinga Leão, do grupo EQM, e estão tendo a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes. A iniciativa pioneira é fruto da parceria entre a Seprev, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Usina Utinga Leão, do grupo EQM.


A aula inaugural desta terça-feira (2) também contou com a presença da promotora Marília Cerqueira, que representou o Ministério Público Estadual, da procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira, do auditor do Trabalho, Leandro Carvalho, da deputada Estadual, Flávia Cavalcante, do juiz do Trabalho, Alonso Filho, dos secretários-executivos da Seprev, André Moita e Flávia Padilha, do ex-deputado Cícero Cavalcante, da representante do Senac, Natália Santos, dentre outras autoridades.