12/04/2022 17:06 | SegurançaAssistência Social

Socioeducandos de Alagoas são capacitados para o mercado de trabalho

Eles concluíram o curso de garçom ministrado pelo Senac Alagoas


Curso foi ministrado no espaço para oficinas produtivas da Unidade de Internação de Jovens Adultos

Vitor Beltrão


Everton Dimoni

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas concluíram, na manhã desta terça-feira (12), o curso de garçom ministrado pelo Senac Alagoas. A capacitação é parte dos esforços do Governo do Estado para reintegrar socialmente adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei.


O curso foi ministrado no espaço para oficinas produtivas da Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA 4), um ambiente humanizado e devidamente equipado para a realização das aulas teóricas e práticas. Os concluintes já estão prontos para exercer o ofício e terão o auxílio da instituição de ensino para encontrar novas oportunidades, como explica o professor do SENAC Alagoas, Roberval Oliveira.


“Enquanto professor, pude entender o processo no qual esses adolescentes estão inseridos e perceber a relevância de uma qualificação como esta para o seu retorno à sociedade. Hoje eles estão plenamente qualificados e o SENAC Alagoas conta com um setor de integração que irá auxiliá-los na busca por um emprego, potencializando ainda mais as chances de sucesso desses adolescentes”, comentou o professor.


Na ocasião, o superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rego, ressaltou a expertise do Sistema S na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Ele também enfatizou a importância da profissionalização no êxito da medida socioeducativa e anunciou a abertura de novos cursos para as próximas semanas.


“Essa parceria é fundamental para alcançarmos nosso maior objetivo, que é reintegrar socialmente os nossos adolescentes, e ainda esse mês iniciaremos novas turmas para os setores de culinária e barbearia. Serão 56 novas oportunidades para que os socioeducandos deixem a medida socioeducativa com a certificação de um sistema reconhecido nacionalmente e aptos a ingressar no mercado de trabalho”, enfatizou.


A secretária executiva de Gestão Interna, Elisa Valcácer, falou sobre a atenção priorizada do Governo de Alagoas à Medida Socioeducativa e destacou a educação e a qualificação profissional como fatores determinantes na prevenção da reincidência infracional de adolescentes em conflito com a lei.


“A ressocialização só está de fato concluída quando a gente capacita integralmente esses adolescentes para que eles possam, com independência, garantir um futuro melhor para si. Isso é uma prioridade do nosso secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, e para nós é uma satisfação muito grande presenciar a conclusão deste curso, que será o primeiro de muitos”, afirmou.