24/01/2023 14:03 | Segurança

TECNOLOGIA

Sistema prisional terá segurança reforçada com a aquisição de mais câmeras de videomonitoramento

Investimento é avaliado como primordial para trabalhadores que atuam nos presídios, apenados e visitantes


Sistema prisional passa a contar com 700 câmeras de videomonitoramento de última geração

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

Para assegurar a ordem e a disciplina nas unidades prisionais, há quase seis anos a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou a implantação de uma nova Central de Videomonitoramento. A iniciativa vai receber reforço ainda no primeiro trimestre de 2023 com a aquisição de novas câmeras.


Atualmente, aproximadamente 600 câmeras de videomonitoramento estão instaladas nas unidades prisionais de Alagoas, número que deve aumentar para cerca de 700 até março deste  ano. O investimento é avaliado como primordial para os trabalhadores que atuam no sistema prisional, apenados e visitantes. Ou seja, mais segurança para todos.



“A gente está fazendo a troca de câmeras e a instalação de outras em todas as unidades. A qualidade dessas câmeras é muito melhor, muito superior às que nós tínhamos. Inclusive vamos ter câmeras térmicas, que giram 360 e que podem se aproximar até 16 vezes, além de câmeras de reconhecimento facial que ficarão nas entradas das unidades e outras que detectam movimento”, declara Fabiano Anízio, supervisor da Central de videomonitoramento da Seris.

    

Há um ano e três meses na função, o policial penal Fabiano Anízio exalta os investimentos feitos até agora no sistema prisional alagoano, que garantem segurança aos servidores, presos e visitantes.  “Assim que terminar a instalação de câmeras teremos em Alagoas o que há de mais moderno no ramo de monitoramento”, afirma o supervisor.

 

Fabiano destaca que o monitoramento de câmeras no sistema prisional alagoano é feito exclusivamente por policiais penais. “O videomonitoramento é um importante aliado que pode ajudar na manutenção da ordem, acompanhar a movimentação dentro e fora das unidades, assim como identificar qualquer atividade suspeita. Estamos prontos para prever crimes, antecipar e combater. Os equipamentos têm tecnologia de alta precisão que permite uma intervenção rápida, inclusive no escuro. Além disso, podemos arquivar as imagens para análises futuras”, disse Fabiano Anízio.