14/12/2021 14:38 | Desenvolvimento Econômico

Setores econômicos de Alagoas cresceram 19% em novembro, aponta boletim da Sefaz

Entre os destaques, figuram o setor industrial, a extração mineral e o comércio atacadista de açúcar; balanço compara indicadores com o mesmo mês do ano anterior


Divulgação


Nataly Lopes

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lança, nesta terça-feira (14), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas. O balanço constatou que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 19% no mês de novembro, comparando com o mesmo mês no ano anterior.

A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos neste período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia na economia do estado e como esta vem se comportando diante deste cenário. O crescimento ocorreu de forma diferente entre as três atividades econômicas.

Atacado

O setor atacadista teve aumento de 15% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de atacadistas de açúcar (101%), combustíveis (33%), atacadista de bebidas (32%), atacadista de material de construção (28%) e atacadista de alimentos (5%), que representaram 74% dos valores totais emitidos.

Varejo

O Varejo apresentou crescimento de 17% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (67%), combustíveis (28%), varejista de alimentos (24%), supermercados (23%), medicamentos (22%), material de construção (14%) e comércio de veículos (10%), que representam 63% do total de emissões do período.

Observou-se que algumas atividades tiveram um crescimento representativo em termos percentuais, tais como frigoríficos e peixarias (114%), produtos químicos (25%), calçados (22%), dentre outros, porém, estas atividades somadas representam apenas 5% do total de emissões do período. As atividades econômicas que apresentaram resultados negativos foram os varejistas de tecidos (-53%), móveis (-13%) eletrodomésticos (-11%) bebidas (-9%) e hipermercados (-2%), que representam 15% do total de emissões do período.

Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 24% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a extração mineral (207%), fabricação de cloro e álcalis (96%), fabricação de petróleo e gás (68%), resinas (43%), produtos químicos (34%) e fabricação de açúcar (27%), representando um total de 67% dos valores de emissões no período. As atividades que tiveram resultados negativos foram fabricação de álcool (-39%) e moagem de alimentos (-19%), representando 7% do total de emissões no período.

Bares e Restaurantes

A atividade econômica de bares e restaurantes está enquadrada em prestação de serviços, porém, devido ao fato desta ter sido afetada diretamente pelos decretos estaduais que restringiram as atividades econômicas, faz-se necessária uma análise desta atividade de forma específica. Fazendo uma análise comparativa de janeiro a novembro/2021 com o mesmo período do ano anterior, verifica-se um crescimento médio nominal nesta atividade de 85%.

Esta atividade está em crescente evolução, tendo em vista que no exercício anterior estes estavam com suas atividades lentamente voltando à normalidade. Observa-se um crescimento nominal mensal em 2021 de 4% em janeiro, 9% em fevereiro, 6% em março, 133% em abril, 181% em maio, 152% em junho, 194% em julho, 92% em agosto, 68% em setembro, 51% em outubro e 42% em novembro, quando comparados com estes mesmos meses do ano anterior.