06/03/2023 15:21 | Direitos Humanos

Setor de Saúde da Seris realiza capacitação para servidores que atuam no sistema prisional

Temas das capacitações foram escolhidos conforme as doenças que possuem maior ocorrência dentro do cárcere em todo o Brasil


Formação continuada dos profissionais visa qualificá-los para que consigam diagnosticar as doenças antes da sua evolução

Ascom / Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza, durante todo o mês de março, capacitações voltadas para os servidores da área de saúde. A iniciativa é uma parceria entre a Seris e as secretarias estadual e municipal de Saúde, atendendo à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

 

Na sexta-feira (3), o tema escolhido foi hanseníase, uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa exposta à enfermidade. A capacitação teve como público-alvo profissionais de medicina, enfermagem, odontologia, entre outros, que atuam no complexo prisional.



 

A gerente de Saúde da Seris, Danielah Lopes, explicou que a formação continuada dos profissionais visa qualificá-los para que consigam diagnosticar as doenças antes da sua evolução, tratando-as de forma preliminar, de forma a atingir uma melhor resposta ao tratamento. “Os temas das capacitações foram escolhidos conforme as doenças que possuem maior ocorrência dentro do cárcere, não só em Alagoas, como também em todo o Brasil”, disse a gestora.

 

Segundo Sidney dos Santos, técnico responsável pela condução do PNAISP no Estado, a parceria entre a Seris e a Secretaria de Saúde faz parte das políticas públicas voltadas para a população privada de liberdade.

 

“Estamos aqui não só para desenvolver um trabalho de capacitação, mas, também, para trazer toda a estrutura de saúde necessária, pois o reeducando também é um usuário do SUS, tendo o direito de acesso a todos os serviços que o sistema oferece.”, concluiu o técnico.

 

O enfermeiro Joabson Santos, um dos participantes do treinamento, elogiou a iniciativa. “A capacitação sobre a hanseníase foi importante para aprimorar nosso conhecimento sobre a doença. É fundamental que todos participem, pois, com o que aprendemos aqui, conseguimos diagnosticar as doenças previamente e podemos, também, trabalhar na prevenção”, enfatizou.

 

As capacitações acontecem durante o mês de março, no auditório do setor de Saúde da Seris, no complexo prisional. A programação segue nos dias 17 e 24, com a prática para os profissionais de medicina, enfermagem e fisioterapia.