26/05/2023 12:14 | Desenvolvimento Econômico

Seteq entrega certificados do Emprega Mais Alagoas em Joaquim Gomes

Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação pretende agora expandir o programa para todo o estado

Secretário Arthur Albuquerque, ao lado do prefeito Adriano Barros, e da primeira-dama de Joaquim Gomes, Danielle Praxedes, entregando o certificado do Emprega Mais Alagoas

Ascom Setec

Ascom Seteq

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Arthur Albuquerque, entregou na última quinta-feira (25), ao lado do prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros, os certificados de conclusão dos cursos promovidos pela Seteq por meio do Emprega Mais Alagoas, no município. Lançado em abril deste ano ainda em fase experimental, o programa tem como objetivo a capacitação e qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social.

Foram ofertados ao todo oito cursos, entre eles o de Agricultura Sustentável, Corte e Costura, Pizzaiolo, Salgados Fritos e Assados e Doces Finos. Nessas oficinas, que duraram 30 dias com aulas nos três períodos do dia, foram entregues 563 certificados. O próximo passo é o cadastramento do currículo dos concluintes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) para que eles possam concorrer a uma vaga e ingressar no mercado de trabalho.

Daniel Lima foi um dos participantes das oficinas promovidas pela Seteq. Ele escolheu o curso de Informática e ficou muito animado após a entrega do certificado. “Sempre tive curiosidade em saber como se mexe no computador. E quando vi a oportunidade de fazer o curso de informática não perdi tempo. Eu adorei o curso e aprendi muito”, disse, acrescentando que com o certificado em mãos, vai buscar agora uma oportunidade de emprego.

O gestor da Seteq agradeceu a disponibilidade e apoio da cidade para receber o projeto-piloto, além de reforçar a importância do programa para a capacitação e qualificação profissional dos alagoanos, ajudando a gerar emprego e renda. Arthur Albuquerque disse também que a partir das oficinas a equipe da secretaria pode ter uma análise do que estava dando certo e o que poderia ser melhorado.

“Foi aqui em Joaquim Gomes que nós pudemos construir um laboratório e testar esse programa. Então, nossa equipe pode ter o feedback para que possamos melhorar ainda mais o projeto. Agradeço ao prefeito Adriano por ter nos recebido e dado esse suporte a Seteq”, ressaltou. Ele informou que o Emprega Mais Alagoas será estendido para todo o estado de Alagoas.

O prefeito Adriano Barros agradeceu ao Governo de Alagoas e ao secretário Arthur Albuquerque por escolher o município para testar o programa, e reforçou a importância das oficinas na qualificação profissional dos joaquinenses para a geração de emprego e renda.

“Esses cursos foram importantes para qualificar os nossos cidadãos para o mercado. O governador Paulo Dantas e o secretário Arthur escolheram essa pequena cidade na Zona da Mata de Alagoas para ser laboratório desse programa. Agradeço pela confiança, e as nossas portas estão abertas para receber mais ações que proporcionem o bem-estar para o povo de Joaquim Gomes” disse Barros.