01/03/2023 18:36 | Saúde

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Sesau realiza triagem para cirurgias de cabeça e pescoço, beneficiando 69 alagoanos

Ação ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas e pacientes foram submetidos a consultas e exames para fechar o diagnóstico


Além de consultas com especialistas, pacientes passaram por exames

Olival Santos / Ascom Sesau


Larissa Sátiro / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um mutirão de triagem para a realização de cirurgias de cabeça e pescoço. A ação ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, e atendeu 69 pessoas previamente selecionadas e encaminhadas pelos municípios.



Durante a ação, os usuários passaram por consultas médicas, exames laboratoriais e marcação de exames de imagem. Posteriormente, com os resultados dos exames e diagnóstico fechado, haverá o encaminhamento para a realização dos procedimentos cirúrgicos.


De acordo com o diretor administrativo do HMA, Henrique Damasceno, a triagem é de fundamental importância, pois é o primeiro passo para o diagnóstico da patologia. A partir de então, a equipe médica irá definir a conduta a ser adotada para realizar o melhor tratamento.



“Com o diagnóstico fechado, o especialista avalia e define se é necessário a cirurgia e qual a melhor maneira para buscar a cura dessa patologia” afirmou Henrique Damasceno. Ele ressaltou que existe uma demanda reprimida por cirurgias de cabeça e pescoço para tratar patologias benignas e que Alagoas tomou a iniciativa de promover o mutirão. Beneficiadas 

 


Maria Rosenilda Alves Machado, de 46 anos, é de Ouro Branco e foi uma das beneficiadas pela ação. “Estou com um problema nas amígdalas há três meses e estou muito feliz em ter sido contemplada. Não conhecia a estrutura desse hospital e fiquei encantada com tudo. Muito obrigada a todos que fazem o SUS em Alagoas”, ressaltou a paciente.



Outra beneficiada foi Claudijane Febronio dos Santos, de 47 anos, moradora de Marechal Deodoro, e que também foi avaliada pela médica especialista. “Descobri um nódulo no pescoço desde outubro de 2022 e essa ação chegou em boa hora. Fui muito bem atendida e tenho fé que logo tudo vai dar certo”, disse Claudijane, enquanto realizava exames de sangue solicitados pela médica.



Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, a médica Ana Carolina Pastl afirmou que cada caso será cuidadosamente avaliado através dos exames solicitados e feitos na triagem. “A população tem essa carência e Alagoas está ofertando esse serviço”, afirmou a cirurgiã.



De acordo com Ane Meireles, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HMA, toda marcação foi feita utilizando o Sistema de Regulação (Sisreg), por meio das Secretarias Municipais de Saúde. “Estamos atendendo homens e mulheres de vários municípios, incluindo pacientes de Maceió que tiveram as consultas marcadas através do Sistema de Regulação. Os pacientes já saíram com exames pré-operatórios laboratoriais em mãos, enquanto que os exames de imagem são pré-agendados via WhatsApp”, ressaltou.