20/03/2023 17:39 | Saúde

Sesau promove triagem de 120 pacientes para realização de cirurgias gerais

Ação ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, em Maceió

Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, no sábado (18), mais uma ação para triagem de 120 pacientes que necessitam de cirurgias gerais. As consultas aconteceram no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e foram agendadas por meio do Sistema de Regulação (SisReg).

Entre as cirurgias oferecidas estão as de histerectomias, destinada à retirada do útero devido a mioma; colecistectomias, que consiste na retirada da vesícula; hernioplastia umbilical, inguinal e incisional, para supressão de hérnias; e exérese de lipoma, destinada a suprimir cistos sebáceos. Durante as triagens foram ofertados exames laboratoriais e também de imagem, como ultrassonografia.

De acordo com o diretor administrativo do HMA, Henrique Damasceno, a unidade hospitalar está sempre realizando triagens pré-cirúrgicas com o objetivo de atender a demanda reprimida de cirurgias dos 102 municípios alagoanos. “Atendendo pacientes de vários municípios. As grandes demandas são de operações de vesícula, correção de hérnias, pacientes com mioma no útero. Após a realização dos exames, a estimativa de operação dos pacientes é de até 15 dias”, informou.

Beneficiados

Uma das pacientes que esteve presente à triagem foi Ana Paula Silva, de 30 anos. Ela já compareceu ao HMA com todos os exames em mãos, apenas esperando a marcação de sua tão esperada cirurgia de colecistectomia.

“Tem sete meses que eu descobri que precisava dessa cirurgia e estou correndo atrás. Já tenho todos os meus exames feitos e agora só estou esperando a marcação. Só tenho a agradecer a todos que me receberam tão bem aqui no hospital”, disse Ana Paula.

Outra paciente que também foi ao Hospital Metropolitano de Alagoas em busca de uma cirurgia de colicistectomia foi a dona de casa Jehnefer Gabriela, de 28 anos. “Fui muito bem atendida aqui no hospital e vou conseguir fazer a minha cirurgia que preciso tanto. Agradeço a todos que me proporcionaram estar aqui”, enfatizou.

Cabeça e Pescoço

No mês de fevereiro a Sesau realizou uma triagem para 69 alagoanos que estavam em busca de cirurgias de cabeça e pescoço. De acordo com o diretor administrativo do HMA, Henrique Damasceno, a triagem é de fundamental importância, pois é o primeiro passo para o diagnóstico da patologia. A partir de então, a equipe médica irá definir a conduta a ser adotada para realizar o melhor tratamento.