07/07/2022 16:27 | Utilidade Pública

Sesau presta assistência a 56 municípios alagoanos atingidos pelas enchentes

Ações estão sendo desenvolvidas desde o mês de junho e visam evitar proliferação de doenças

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) realiza ações nos municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. No total estão sendo acompanhados 56 municípios, que estão recebendo medicamentos, hipoclorito de sódio e passam por monitoramento, uma vez que, em situações desta natureza, podem ocorrer surtos de doenças de veiculação hídrica, como diarreia e leptospirose.

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, o Estado possui 68.818 pessoas afetadas pelas enchentes, sendo 15.457 desabrigados e 53.355 desalojados. Em razão das fortes chuvas que caem no Estado desde o final do mês passado, também foram registrados seis óbitos.

A operação, que foi iniciada no mês de junho, tem o objetivo de auxiliar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, depois das fortes chuvas que atingiram todo o Estado. Nas cidades, os técnicos da Sesau prestam orientação sobre o direcionamento e o fluxo a ser seguido para solicitar, ao Ministério da Saúde (MS), os kits emergenciais para enfrentamento de desastres, além de realizar diagnóstico rápido da situação de cada cidade.

Os técnicos da Sesau também avaliam a qualidade da água e orientam os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais sobre como proceder em situações de desastres naturais. Eles também monitoram quais as necessidades dos técnicos de saúde municipais para atuar neste momento e realizam inspeção sanitária para combater doenças prevalentes, além de realizar a aplicação de vacinas.

As ações são desenvolvidas pelos técnicos do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), das Vigilâncias em Saúde Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, da Gerência de Atenção Primária (GAP) e da Superintendência de Atenção à Saúde (Suas).

Já receberam as visitas os municípios de Rio Largo, Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Pilar, Coqueiro Seco, Roteiro, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, São Sebastião, Penedo, Jundiá e Barra de Santo Antônio.