11/03/2022 14:02 | Saúde

Sesau leva Arena da Saúde para Marechal Deodoro neste sábado (12) e domingo (13)

Carla Cleto


Ruana Padilha

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai levar os serviços da Arena da Saúde para Marechal Deodoro neste sábado (12) e domingo (13). Nos dois dias, o evento vai acontecer das 8h às 16h, na Orla Lagunar, no Centro, visando atender pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis, que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo Programa Melhor em Casa.

Por meio desta ação, a Sesau e a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro têm o objetivo de reduzir a demanda reprimida de algumas especialidades do município, que sofreu aumento em virtude da pandemia da Covid-19. A Arena Saúde vai disponibilizar a população diversos serviços, como avaliação antropométrica e do pé diabético, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações nutricionais e atividade física.

O mutirão vai contar, ainda, com consultas com cirurgião vascular e geral e atendimento odontológico que orientará e avaliará casos para pesquisa sobre câncer de boca e cuidados para manter a saúde bucal. Também serão disponibilizados exames de ultrassom com doppler de membros inferiores.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, os mutirões realizados em parceria com a Sesau são de fundamental importância para levar saúde para próximo de todos os cidadãos alagoanos. Isso porque, segundo o gestor, essa é uma estratégia de levar os serviços de saúde para quem mais precisa. "Nossa meta é reduzir a demanda reprimida de acesso à saúde para várias especialidades.

Por isso, neste sábado e domingo, a população terá acesso a consultas especializadas e, caso for preciso, já sairão com encaminhamento para outros procedimentos. Vamos avançar e levar saúde para toda população alagoana que tanto necessita de ações como essa”, salientou.