04/05/2022 17:23 | Saúde

Sesau entrega novos equipamentos para reestruturar Centro de Parto de Capela

Unidade fica localizada no Hospital Municipal Drº. José Vânio de Barros Morais

Novos equipamentos para a reestruturação do Centro de Parto Normal de Capela, no Hospital Municipal Drº. José Vânio de Barros Morais

Carla Cleto

Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou, nesta quarta-feira (4), novos equipamentos para a reestruturação do Centro de Parto Normal de Capela, localizado no Hospital Municipal Drº. José Vânio de Barros Morais.

A unidade, que faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), possibilita que as gestantes tenham uma assistência acolhedora e humanizada do pré-parto até os primeiros contatos com o bebê. O secretário de Estado da Saúde, André Cabral, e o prefeito de Capela, Adelmo Filho, estiveram presentes durante as entregas.

André Cabral ressaltou a importância dos novos equipamentos para a população capelense e de toda a região. “Essa reestruturação aqui na Centro de Parto está sendo feita por meio do programa Cria, em benefício de toda região. É Importante ressaltar que investimentos na saúde que incentivem o parto natural e humanizado fazem parte da política de cuidados com a primeira infância em Alagoas”, disse o gestor estadual da saúde.

O Centro de Parto Normal de Capela tem o objetivo de reduzir as mortes infantis evitáveis, por adequada atenção à gestação, parto e nascimento, dando assistência às gestantes, bebês e familiares durante todo o processo do parto. Para isso, é assegurada a promoção de humanização da assistência, que envolve, especialmente, os direitos da mulher e a inserção da família como protagonista do cuidado.

“Essa parceria é muito importante, não só para Capela, mas para a região do Vale do Paraíba, pois, também atendemos os nossos municípios vizinhos, quando necessário. Essa evolução na saúde nós só conseguimos por meio de parcerias. Por isso agradeço muito em nome de todos os capelenses”, relatou o prefeito de Capela, Adelmo Moreira Calheiros.