20/03/2023 16:06 | Saúde

Sesau capacita técnicos municipais sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose

Iniciativa acontece nesta quarta-feira (22), às 8h, no auditório da Universidade Tiradentes, em Cruz das Almas

Tuberculose é caracterizada por tosse persistente por mais de duas semanas, além de produção de catarro

Carla Cleto / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) segue com o ciclo de capacitações para seus profissionais sobre tratamento e diagnóstico da doença, que é transmitida pelo bacilo de Koch. As ações terão continuidade nesta quarta-feira (22), com um treinamento a ser realizado às 8h, no auditório do Universidade Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.

Voltado para os técnicos municipais, o treinamento vai abordar a situação epidemiológica e operacional da tuberculose em Alagoas, vigilância, diagnóstico e tratamento adulto e infantil da doença. Também será abordado o fluxo e envio das amostras laboratoriais para diagnóstico da tuberculose, bem como o papel do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) frente a essa questão.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, enfermeira Alda Rodrigues, explicou que a iniciativa é voltada para coordenadores de vigilância em saúde e da Atenção Primária de todos os 102 municípios alagoanos.

“Em Alagoas foram notificados 1.053 casos novos de tuberculose e 85 óbitos em 2022, correspondendo a 31 casos por 100.000 mil habitantes, contra 987 casos e 65 óbitos em 2021. Isso mostra a importância de capacitarmos os técnicos municipais para o diagnóstico oportuno da doença", destacou Alda Rodrigues.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose ressaltou que entre as pessoas diagnosticadas com a doença, 11% também se encontravam infectados pelo vírus HIV. “A tuberculose é a principal causa de morte entre portadores do HIV e, para acabar com as mortes, deve-se garantir o acesso oportuno ao diagnóstico, tratamento preventivo e terapia retroviral”, esclareceu.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o combate à tuberculose é mais do que um problema de saúde. “A tuberculose deve ser encarada também como um problema social, pois é mais comum em moradias precárias, com grandes números de pessoas e pouca circulação de ar. Por isso, o Governo do Estado está comprometido em priorizar o diagnóstico e o tratamento em tempo oportuno e, para isso, capacitar os técnicos municipais, que fazem esse trabalho na Atenção Básica é fundamental”, salientou o gestor da saúde estadual.

Principais sintomas

A tuberculose é caracterizada por tosse persistente, por mais de duas semanas, além de produção de catarro, febre, sudorese e cansaço. “É importante que as pessoas procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência, sempre que os primeiros sintomas apareçam. O diagnóstico precoce é essencial para evitar o agravamento do quadro e sequelas da doença”, lembrou o secretário, reforçando, ainda que os pais devem levar seus filhos para se vacinarem com a BCG para prevenção da doença.

“Além da prevenção pela vacina, as pessoas devem lembrar que o tratamento dura seis meses e deve ser levado até sua conclusão, sob risco de o paciente desenvolver formas mais resistentes da doença em casos de abandono do tratamento”, explicou Gustavo Pontes de Miranda. Ele lembrou que a tuberculose é curável e tem todo seu tratamento assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).