25/05/2023 12:46 | Saúde

Sesau capacita professores da rede estadual de ensino sobre os males do tabagismo

Informações repassadas serão difundidas entre os alunos, conscientizando-os para que não usem o tabaco


Eunice Canuto capacitou os professores da rede estadual de ensino para que atuem conscientizando os estudantes sobre os males do tabagismo


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, realizou capacitação para os professores da Rede Estadual de Educação, em alusão ao Dia Mundial de Controle do Tabaco, que ocorre em 31 de maio. O objetivo do treinamento, que aconteceu na Escola Estadual Professor Eduardo da Motta Trigueiros, localizada no bairro Poço, em Maceió, foi possibilitar que os educadores atuem conscientizando os estudantes sobre os males do tabagismo.


A coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, assistente social Eunice Canuto, explica que o tabagismo é uma ameaça à saúde pública em todo o mundo e que o número de mortes é alarmante em razão das suas consequências, a exemplo do câncer de pulmão. “Essa ação dentro da escola é muito importante, porque em todo o mundo morrem, direta ou indiretamente, oito milhões de pessoas por ano em decorrência do tabagismo”, afirma.



Professores receberam material educativo destacando os males que o tabagismo causa à saúde


A ação voltada para o corpo docente objetiva tornar os professores multiplicadores sobre a prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo e outros fatores de risco, em sala de aula. Além disso, a educação em saúde é uma forma de promover e despertar a responsabilidade social pela própria saúde e pelo bem-estar da comunidade a qual pertence.


Para a articuladora pedagógica da Escola Estadual Professor Eduardo da Motta Trigueiros, professora Keila Ribeiro, a ação da Sesau é oportuna. “Essas informações sobre o tabagismo são muito relevantes e a escola é um ponto de partida importante e estratégico, porque somos também formadores de opinião de crianças e adolescentes que estão em desenvolvimento”, disse a professora.


Ela lembrou ainda que além dos riscos à saúde do fumante e de suas famílias, o vício é também fator de empobrecimento. “Essa informação é muito significativa para as famílias dos nossos alunos, por conta da realidade social em que vivem, então a prevenção ao tabaco é também um tema de importância social”, concluiu.



Professora da Escola Estadual Professor Eduardo da Motta Trigueiros, Keila Ribeiro ressaltou que a ação da Sesau é oportuna


O uso do tabaco é um problema de saúde pública

 

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a epidemia de tabaco é a principal causa de morte, doença e empobrecimento das Américas. Além disso, o consumo do tabaco provoca grande impacto na saúde, matando uma pessoa a cada quatro segundos no mundo e uma pessoa a cada 34 segundos nas Américas. Isso representa um total de 8 milhões de mortes em todo o globo, a cada ano.


Benefícios de saúde para as pessoas que param de fumar:

 

- Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

- Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).

- Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante – cinco a 15 anos após parar de fumar.

 - Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.

- Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

 


O tabagismo mata uma pessoa a cada quatro segundos no mundo segundo a OMS