20/12/2021 17:03 | Covid-19Saúde

Sesau alerta sobre aumento de casos de Influenza em Alagoas

População deve manter todos os protocolos sanitários para evitar contágio


Carla Cleto


Suely Melo

Grandes centros urbanos do Brasil apresentaram um aumento de casos de Influenza nesta semana, e em Alagoas não tem sido diferente. Com a chegada do verão, os casos têm crescido no estado. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta a população para que todos tomem os devidos cuidados para evitar a infecção.

Os principais meios para evitar a contaminação é tomar extremo cuidado com pessoas doentes, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e continuar usando máscaras, já utilizadas para a prevenção contra a Covid-19. Além disso, é muito importante se vacinar contra a Influenza.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, os sintomas da Influenza são muito parecidos com os da Covid-19, como tosse, congestão nasal, febre e dor muscular, e em alguns casos é preciso exame PCR para ter certeza do vírus responsável pela infecção.

“Precisamos continuar com os cuidados de higiene. A transmissão da H1N1 ou da H3N2 é semelhante à da Covid. Então, é um vírus gripal com alta transmissibilidade. As pessoas precisam usar máscaras e se conscientizar com o seu papel. Quem não se vacinou ou não concluiu o ciclo vacinal precisa fazer isso o mais rápido possível, pois, se você se infectar e apresentar os sintomas e for procurar ajuda médica, o médico vai questionar se você está vacinado ou não para começar a afastar as possibilidades na análise clínica do seu caso. Se ajude, se vacinando e se protegendo para podermos ajudar vocês”, explicou Ayres.

O gestor estadual ainda alertou para a importância de todos os alagoanos concluírem os seus ciclos vacinais. “Nós temos um aumento substancial de pessoas gripadas e algumas já confirmadas com o vírus da influenza. Os postos de saúde estão cheios, as UPAs [Unidade de Pronto Atendimento] estão lotadas. O período do ano contribui para isso. A gente tinha avisado que a Covid iria voltar a subir neste final do ano e iria até março. Isso acontece todos os anos em razão do aumento da circulação dos vírus gripais e agora com o aparecimento dessa nova variante (da Influenza), H3N2, temos onze estados brasileiros já com surto dessa nova cepa e em Alagoas ainda não temos a confirmação. O que sabemos é que os números estão subindo diariamente e precisamos da conscientização e colaboração do cidadão”, disse.