12/12/2022 18:42 | Covid-19Saúde

Sesau abre mais 60 leitos hospitalares exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19

Medida foi adotada diante do aumento de casos, óbitos e internações para tratar os sintomas da doença pandêmica


Secretário da Saúde disse que ampliação dos leitos para a Covid-19 visa assegurar assistência qualificada

Olival Santos


Josenildo Törres e Ruana Padilha

Nos últimos 12 dias a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu mais 60 leitos hospitalares exclusivos para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ao justificar que a medida foi adotada diante do aumento de casos confirmados da doença pandêmica, bem como de óbitos e do aumento da taxa de internação hospitalar.


Enquanto no último dia 1º de dezembro a Rede Hospitalar Pública atuava com 162 leitos hospitalares exclusivos para prestar assistência a usuários com os sintomas da Covid-19, nesta segunda-feira (12), o número subiu para 222. Em 12 dias, foram abertos mais 40 leitos Clínicos, passando de 122 para 162 e mais 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), subindo de 36 para 56 leitos.


Durante reunião com os gestores dos hospitais, o secretário de Estado da Saúde disse que assegurar assistência aos pacientes com Covid-19 é prioridade e, caso seja necessário, novos leitos serão abertos. “Nos reunimos para viabilizar o fluxo de internação dos pacientes que nos procuram, desde o momento em que são recebidos até a sua alta hospitalar. Nosso foco é assegurarmos assistência qualificada e, para isso, estamos realizando o ordenamento da Rede Hospitalar, a fim de não sobrecarregar nenhuma de nossas unidades”, afirmou o gestor da saúde estadual.


Gustavo Pontes de Miranda apelou para que a população continue adotando as medidas sanitárias preconizadas pelos especialistas em infectologia. "Não podemos nos descuidar do uso da máscara, principalmente em ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas, higienizar as mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, bem como, evitar as aglomerações e, principalmente, completar o esquema vacinal", salientou. 


O fluxo de internação foi discutido com representantes de unidades localizadas na capital alagoana e no interior do Estado. De Maceió participaram da reunião os gestores do Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM), Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Hospital da Criança (HC), Hospital do Coração Alagoano (HCA) e Hospital Veredas. Já do interior, estiveram presentes ao encontro, os diretores do Hospital Regional da Mata (HRM), situado em União dos Palmares; Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.


Ocupação Hospitalar

Conforme dados divulgados pela Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares, divulgado na tarde desta segunda-feira (12), a taxa de ocupação de ocupação hospitalar na Rede Hospitalar Estadual corresponde a 38%, uma vez que dos 222 leitos disponíveis, 85 estão ocupados. No tocante aos leitos Clínicos, a taxa de ocupação hospitalar é de 41%, pois dos 67 dos 162 leitos abertos estão preenchidos. Já com relação aos leitos de UTI, 18 dos 56 estão ocupados, o que equivale a uma ocupação de 32%.