08/11/2022 12:27 | Institucional

Servidor da Seplag será homenageado com Medalha Sílvio Vianna

Mestre em Economia, Roberson Leite é referência quando o assunto é dados de Alagoas

Roberson Leite, gerente de Estatística e Indicadores da Seplag, é um dos medalhistas Sílvio Vianna

Ascom Seplag

Larissa Costa/ Ascom Seplag

“Nós, servidores, somos o braço direito da sociedade". Estas são as palavras de Roberson Leite Silva Júnior, mestre em Economia pela Ufal, servidor público da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) há 18 anos e um dos homenageados na próxima quinta-feira (10), com a Medalha Sílvio Vianna 2022. O evento acontecerá no Espaço Armazém, no bairro de Jaraguá.

Desde 2004, Roberson Leite se dedica ativamente ao desenvolvimento institucional da Seplag, com contribuição direta em projetos e estatísticas de grande relevância para Alagoas. Um deles é o Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas, uma iniciativa integrada com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Por causa do desempenho na execução e suas atribuições, considerado como referência pelos colegas de trabalho, Roberson Leite atua desde 2015 na função de Gerente de Estatística e Indicadores da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC). Lá, ele é visto com destaque pela atuação direta no cálculo dos PIBs estadual e municipal; na elaboração de Notas Técnicas, construção de diversos indicadores e sistematização e organização dos dados para o enfrentamento da Covid-19.

“Roberson é um grande exemplo de dedicação, responsabilidade e competência que nós temos na Seplag. Lidar com números nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando estão relacionados a indicadores de grande importância para Alagoas, com impacto direto na vida de milhares de alagoanos, e Roberson Leite desempenha com maestria este papel”, elogiou a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos.

O servidor também lembrado é pelos companheiros de trabalho por carregar uma busca incessante por conhecimento. Ele participa de cursos e capacitações que o auxiliam de maneira fundamental no exercício de suas funções.

“Esse reconhecimento é importante não apenas para mim, mas, também, para a equipe que trabalha comigo, num esforço somado e diário que contribui com indicadores para a construção de políticas públicas no Estado. É a prova de que estamos no caminho certo, e, também, uma oportunidade para a sociedade alagoana conhecer nosso trabalho desempenhado mais nos bastidores”, destacou o medalhista e economista da Seplag-AL.

“Roberson alinha pilares importantes para um servidor público: a excelente capacidade técnica, a iniciativa em tomar decisões e gerenciar conflitos e uma forte sensibilidade humana. Todos esses atributos fizeram a equipe se sentir prestigiada e muito bem representada com a indicação do nome dele para a medalha”, elogiou o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Robson Brandão.

O prêmio

A Medalha Silvio Vianna foi instituída em 2008 e é um instrumento de reconhecimento e valorização dos servidores do Estado. A solenidade homenageia dez colaboradores ativos do quadro permanente de cargos do Executivo que tenham desempenhado um trabalho de destaque durante seus anos de serviço público.

A premiação reforça a importância do instrumento de reconhecimento público pelo trabalho empenhado e valorização dos servidores estaduais. Entre as principais características que regem a vida dos servidores condecorados estão a superação, inovação no ambiente de trabalho, empatia, diligência, engajamento e paixão por servir.