02/04/2024 11:22 | Gestão e Finanças

Servidor da Sefaz publica artigo em tese de doutorado em periódico científico internacional

Objetivo foi fornecer suporte à decisão na terceirização de TI por meio de um modelo de dinâmica de sistemas


Tárcio Rodrigues é destaque ao contribuir com artigo de apoio à tomada de decisão em Gestão de Terceirização de Serviços de Tecnologia da Informação

Ascom Sefaz


Karyne Gomes

O responsável pela privacidade dos dados pessoais da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) e auditor de Finanças e Controle da Arrecadação, Tárcio Rodrigues, contribuiu com um artigo intitulado "Apoio à tomada de decisão em Gestão de Terceirização de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) através de um modelo de dinâmica de sistemas" para o periódico científico "Transactions in Network and Service Management (TNSM)", editado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).



Rodrigues ressaltou que o objetivo do artigo foi fornecer suporte à decisão na terceirização de TI por meio de um modelo de simulação, usando dinâmica de sistemas. Este trabalho foi decorrente de sua tese de doutorado, defendida em 2015, no programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em colaboração com a University of Southampton, na Inglaterra, e a Universidade de Tartu, na Estônia.





"O artigo é categorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com Quais A1. E a publicação deste artigo coroa o meu trabalho desenvolvido durante o doutorado e aumenta a visibilidade internacional da aplicação do estado da arte de sistemas de apoio à decisão em uma organização pública de gestão tributária no Brasil", enfatizou o auditor.


Minicurrículo


Tárcio é um profissional com vasta experiência no setor público e na área acadêmica. É professor PhD e pesquisador no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) há 28 anos. Além disso, é auditor de finanças e controle da arrecadação na Sefaz desde 2006, atuando na equipe de TI, com foco em infraestrutura e segurança da informação. Sua expertise também se estende à área de cobrança da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário (Gerac), onde desenvolveu modelos de apoio à decisão baseados em dados e conhecimento. Atualmente, Tárcio ocupa o cargo de chefe de Segurança da Informação e Encarregado da Proteção de Dados na Sefaz. Além do mais, é um entusiasta da gestão estratégica, colaborando ativamente com iniciativas relacionadas à Governança de Processos de Negócio.