21/12/2022 11:54 | Serviços

Serviços e Produtos de TI do Governo de Alagoas passam por pesquisa de satisfação

Itec foi avaliado para melhoria contínua anual em operações, desenvolvimento, projetos e administrativo


Pesquisa objetiva a interação entre os clientes estaduais que solicitam serviços e produtos ao Itec

Ilustração / Itec


Isaac Moraes/ Itec Alagoas

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), órgão principal do Governo de Alagoas em TI, foi objeto de uma pesquisa de satisfação realizada junto aos órgãos e secretarias que utilizam os seus produtos e serviços. Tal pesquisa foi realizada com uma amostra dentre a relação de instituições da esfera estadual. O desempenho foi considerado pela equipe do órgão da administração indireta, com uma média superior a 90% de satisfação.

 

A pesquisa, encabeçada pelo Escritório de Negócios do Itec (EN), tem como intuito criar uma interação entre os clientes estaduais que solicitam serviços e produtos ao Instituto, que busca um viés de melhoria contínua em sua atuação, procurando sempre aprimorar a qualidade do trabalho junto ao Governo de Alagoas.

 

“Essa pesquisa é feita anualmente e, nela, as secretarias têm a oportunidade de externar o que sentem em relação aos serviços e produtos que recebem, servindo de parâmetro para possíveis melhorias. Além do próprio EN, os demais setores do Itec avaliados são os que atuam diretamente com os clientes, como a Assessoria de Projetos (Asproj), as Gerências de Desenvolvimento (Gerd) e Operações (Gero) e, a novidade deste ano, a Gerência Executiva Administrativa (Gerea), que, ao contrário das demais, foi avaliada junto aos nossos fornecedores de serviços”, explicou Paulo Coutinho, coordenador do Escritório de Negócios do Itec.

 

A equipe do EN desenvolveu um dashboard, onde foram gerados gráficos referentes às avaliações. No primeiro gráfico, há as respostas referentes às conformidades e às não conformidades, já o segundo gráfico dá um indicador de satisfação geral dos clientes que responderam à pesquisa.

 

“Nós, da Secretaria de Infraestrutura, como clientes do Itec, uma vez que utilizamos vários de seus serviços, acreditamos que é importante esse feedback, pois não basta somente fornecer soluções, mas, também, entender o nível de satisfação, sentimento e necessidade dos órgãos e secretarias. A equipe da Seinfra se sente muito confortável e apoiada em poder ter voz como cliente, dando e recebendo esse retorno via pesquisa de satisfação”, disse Gerônimo Guizelini, gerente de TI da pasta de Infraestrutura.

 

Além da Seinfra, também participaram da pesquisa a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

 

O resultado completo da pesquisa pode ser verificado no link https://www.itec.al.gov.br/arquivos.