29/11/2022 16:12 | Segurança

Seris retoma parceria para trabalhar educação no trânsito com cumpridores de medidas alternativas

Projeto busca levar a população conscientização sobre a segurança no trânsito


Na reunião, estiveram presentes Eloy Yanes (Detra), Kesley Garcia, (Samu), Rozali Costa, (Sesau) e Rita Murta (Sesau)

Jorge Santos


Mayara Wasty / Ascom Seris

A Central de Alternativas Penais (Ceapa) da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta terça-feira (29), uma reunião com representantes de instituições públicas para a retomada dos trabalhos voltados à educação no trânsito. O projeto foi iniciado em 2019, mas devido à pandemia foi suspenso, retornando agora em 2022.


A ação, que conta com parceiros como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Hospital Geral do Estado e o Departamento de Trânsito (Detran), busca, por meio de grupos reflexivos, trabalhar a educação no trânsito com cumpridores de medidas alternativas sentenciados por crimes de trânsito. Além dos parceiros atuais, a Seris estuda a possibilidade de ampliar a parceria.

 

Na reunião, estiveram presentes Eloy Yanes, responsável técnico pelo Programa Vida no Trânsito em Alagoas; Kesley Garcia, coordenador médico do Samu; Rozali Costa, técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica; e Rita Murta, gerente da gerência de vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis.

 

Jeane Sena, assistente social da Seris, explica que a parceria é fundamental para fornecer múltiplas visões e abordagens sobre a temática. “Ele [projeto] surgiu pela necessidade de acompanhamento das pessoas que chegam na Ceapa por crimes de trânsito. Percebemos que havia um número expressivo desse tipo de crime de trânsito e sentimos a necessidade de conscientizar, sendo uma somatória a sentença”, disse.

 

“Já existe um acordo de cooperação, mas estamos reunidos para adequar aos serviços das equipes de apoio, para que possamos voltar com as atividades dos grupos reflexivos”, completou a assistente social.

 

Eloy Yanes, responsável técnico pelo Programa Vida no Trânsito em Alagoas, falou sobre a iniciativa. “Conscientização de trânsito é fundamental, pois certamente não teríamos os problemas que temos hoje. Assim, esse projeto que a Seris está retomando é de suma importância. Vamos trabalhar questões educativas referentes a trânsito, acidentes e violência no trânsito com os infratores”, afirmou.

 

PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

O Projeto Vida no Trânsito é desenvolvido nacionalmente e tem como objetivo desenvolver ações voltadas para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde.

 

A metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com várias instituições consiste em coletar e analisar as causas de cada acidente. Isso, de acordo com a metodologia, é a chave para o sucesso do projeto.