26/05/2023 14:34 | Direitos HumanosCidadaniaPrimeira Infância

Seris realiza dia 29 palestra de conscientização sobre o Maio Laranja

Campanha combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Janaina Marques / Ascom Seris

Em comemoração ao Maio Laranja, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza, nesta segunda-feira (29), a palestra contra o Abuso e Exploração Infantil, no auditório da gerência de Saúde, localizada no complexo prisional, em Maceió, a partir das 9h da manhã.

O evento, promovido pela Gerência de Saúde da Seris, por meio do Núcleo de Atendimento ao Servidor Penitenciário, faz parte da campanha de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação contará com a presença da Secretária Executiva de Políticas de Ressocialização, Cláudia Simões, e dos conselheiros tutelares Renata Bittencourt e Vinícius Eloi, que irão abordar o tema da palestra.   A ação faz parte da programação do Maio Laranja, que acontece durante todo o mês de Maio, por meio de atividades de conscientização, voltada para os servidores da pasta.

Segundo a secretária de Políticas de Ressocialização, Cláudia Simões, ações como esta são importantes instrumentos de conscientização. “Ações como o Maio Laranja são fundamentais, pois, além de promover a conscientização, é um importante instrumento de combate a um problema tão grave e que deve ser combatido diariamente”, concluiu. Conscientização

A ação do Maio Laranja é sobre o combate ao Abuso e Exploração Infantil. A campanha teve início em 2000, através da mobilização de entidades, com a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, após o assassinato da menina Araceli, de oito anos de idade, que também foi vítima de abuso. Com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.