01/03/2023 17:47 | Segurança

REINTEGRAÇÃO

Seris realiza ação de cadastramento e cidadania para os custodiados

Iniciativa busca facilitar o acesso dos custodiados às políticas públicas voltadas à reinserção social


Além do cadastro de dados, reeducandos receberam orientações da equipe multidisciplinar, para facilitar acesso a programas sociais

Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta quarta-feira (01), uma ação de cadastramento e cidadania no setor de Reintegração Social, no bairro do Farol, focada nos reeducandos que se encontram nos regimes aberto e semiaberto.



O objetivo é promover um levantamento de dados sobre os custodiados e seus familiares com a identificação de políticas públicas em que possam ser inseridos, com o intuito de auxiliá-los no acesso a programas sociais, por meio do atendimento e orientações da equipe multidisciplinar do setor, composto por profissionais de Enfermagem, Assistência Social, Psicologia e Direito.




A programação contou também com a aplicação das vacinas contra os vírus da Gripe e da Covid-19 e outras ações de atenção à saúde.



“Esta ação busca coletar os dados dos nossos custodiados para que possamos inseri-los também em programas de outras secretarias do Estado, além dos que já são disponibilizados pelo governo federal, dando assim maiores oportunidades de acesso aos programas”, explica a policial penal e chefe do setor de Reintegração Social, Evany Vianei.



Para a secretaria executiva de Ressocialização, Cláudia Simões, garantir aos custodiados o acesso a políticas públicas é uma importante ferramenta no processo de ressocialização. “A Seris busca sempre criar ações que promovam a reinserção social. Dar acesso a políticas públicas é um dos principais pilares deste processo”, frisou a secretaria.

 


Um dos atendidos na ação, Geovane Bruno falou sobre os benefícios que o cadastro pode trazer para a sua vida. “Esta ação é muito importante para mim. Por meio dela vou poder ter acesso a cursos e outras ações sociais, que vão me ajudar a ser reinserido na sociedade de forma digna”, afirmou o custodiado.